Auditoria do sistema eletrônico de votação
Neste sábado (5), às 12h, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove a Cerimônia de Verificação da Integridade e Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, evento que faz parte dos procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação. A cerimônia ocorre na Sala Multiúso, localizada no 2º subsolo do edifício-sede do TSE, em Brasília (DF).
O processo de verificação é um procedimento padrão que ocorre antes do 1º turno das eleições, conforme determina a Resolução TSE nº 23.673/2021. Durante o evento, serão auditados os sistemas que compõem o processo eleitoral, garantindo a segurança e transparência das urnas eletrônicas e dos resultados. Entre os sistemas verificados estão o Gerenciamento da Totalização, o Receptor de Arquivos de Urna (RecArquivos) e o Informação de Arquivos de Urna (InfoArquivos).
A Cerimônia de Verificação da Integridade dos Sistemas Eleitorais reforça a confiança no processo eleitoral brasileiro, assegurando que todos os sistemas envolvidos na totalização dos votos estejam íntegros e funcionando conforme as normas estabelecidas pela Justiça Eleitoral.