Mutirão da saúde
Uma parceria feita entre a Prefeitura de Betim e a Prover Oftalmologia, vai promover no próximo sábado, dia 30, o VI Mutirão do Diabetes.
A iniciativa pretende conscientizar a população betinense sobre os riscos trazidos pela doença, orientando sobre prevenção e tratamento adequado da diabetes.
Aberto ao público, o evento acontece das 8h às 13h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cruz, na região do PTB.
Cuidados com a saúde
Além de receber orientações sobre a doença, qualidade de vida e nutrição, os participantes terão à disposição os serviços de aferição de glicemia capilar e de pressão arterial, avaliação de medidas corporais, exame do pé diabético e análise do fundo de olho.
Os cidadãos que necessitem de acompanhamento e tratamento específico, serão encaminhados para a sua UBS de referência e os serviços especializados.
“A realização de mutirões como o do diabetes é importante para promover a educação em saúde, incentivando a população a adotar hábitos saudáveis que previnem o surgimento de doenças e suas complicações. Para além de tratar doenças, o objetivo do SUS é a promoção da saúde e da qualidade de vida da população”, afirma a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana, ao site da Prefeitura.
Diabetes mellitus
Classificada como uma doença crônica, a diabetes mellitus ocorre quando o organismo não produz insulina suficiente ou não consegue utilizá-la de maneira adequada, causando níveis elevados de glicose no sangue.
Uma taxa elevada de glicemia pode levar a complicações no coração, artérias, olhos, rins e nos nervos. Nos casos mais graves, a diabetes pode levar à morte.
Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes mostra que aproximadamente 20 milhões de pessoas, cerca de 10,2% da população, vivem com a doença no Brasil.
A diabetes tipo 2 é registrada em cerca de 90% dos casos, apesar de ser mais comum em adultos, tem sido registrado casos também em pessoas mais jovens, com o aumento de casos de obesidade em crianças e adolescentes.
A melhor maneira de evitar a diabetes é manter um estilo de vida saudável, evitando o consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Praticar atividades físicas regularmente e ter uma alimentação balanceada também são indicadas.
Para quem já convive com o diabetes, o autocuidado e a adesão ao tratamento adequado são extremamente importantes para uma vida com mais qualidade. O tratamento correto da doença e o acompanhamento contínuo com a equipe de saúde são essenciais para prevenir as complicações.