Noemi Gontijo, fundadora do Salão do Encontro, morre aos 100 anos

Velório acontece na sede do Memorial Noemi Gontijo e o corpo será enterrado no Jardim Cemitério Parque

Luto

Faleceu hoje, dia 22 de julho, a artesã, educadora e fundadora do Salão do Encontro, Noemi Macedo Gontijo, a Dona Noemi.

O comunicado do falecimento de Dona Noemi foi publicado nas redes sócias da instituição, cujos trabalhos sociais se tornaram referência para todo o país.

Noemi estava internada no Hospital Unimed para tratar de uma pneumonia, quando teve uma piora durante a madrugada e não resistiu, quatro meses após completar 100 anos.

Origem

Nascida na cidade de Luz, na Região Centro Oeste de Minas, Noemi era professora e especialista pelo Ministério da Educação (MEC) em artes industriais e educação artística, com atuação em instituições tanto em sua cidade natal como também em Belo Horizonte.

Mudou-se para Betim em 1956, onde dirigiu as escolas Reunidas Sarah Kubitschek e as classes anexas do Colégio Estadual de Betim.

Também foi responsável pela condução de um projeto de oficinas de artes na Escola de Excepcionais Nossa Senhora da Assunção, onde atuava com deficientes intelectuais.

Foto: Reprodução Instagram Salão do Encontro

Salão do Encontro

Em 1970, em parceria com o frei Stanislau Bartold, Noemi Gontijo construiu e fundou o Salão do Encontro.

O objetivo do projeto era criar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social, a fim de combater a pobreza e a miséria.

O Salão do Encontro também é um espaço responsável por promover a formação social e profissional para jovens e adultos, onde a educação destinada a crianças de 0 a 14 anos é gratuita.

Premiações e Memorial

O trabalho de vida de Dona Noemi foi reconhecido inúmeras vezes ao longo de sua trajetória. As Medalha de Honra da Inconfidência e a Medalha Mérito Educacional, concedidas pelo Estado de Minas Gerais, o Prêmio Criança e Paz, concedido pela UNICEF, Prêmio Construtor do Progresso, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Prêmio Bom Exemplo, concedido pela Rede Globo Minas na categoria Personalidade do Ano de 2013, e recentemente, a Medalha Desembargador Hélio Costa, entregue pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, no ano de 2020.

Atualmente, Noemi ocupava o cargo de Presidente de Honra do Salão do Encontro, e em seu aniversário de 100 anos, completados no último mês de março, foi instalado na antiga Casa de Hóspedes, na sede do Salão do Encontro, o Memorial Noemi Gontijo. O espaço foi totalmente reformado e agora será usado para preservar a memória de uma das pessoas mais queridas e importantes para a história de Betim.

Foto: Salão do Encontro/Divulgação
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.