Noite Mineira de Museus e Bibliotecas chega hoje ao Memorial Noemi Gontijo

A iniciativa acontece simultaneamente em 45 cidades do estado

A última do ano

A oitava e última edição de 2024 do Noite Mineira de Museus e Bibliotecas acontece nesta quinta-feira, dia 14, trazendo uma programação gratuita e variada para 45 cidades mineiras.

A programação desta edição tem cadastradas 62 atividades, que vão acontecer em 58 equipamentos culturais de diversas regiões do estado.

Em Betim, participa da programação o Memorial Noemi Gontijo, que vai receber a partir das 19h, o Cochicho Poético no Memorial.

Foto: Vinícius Duarte/Divulgação

Museus e bibliotecas para todos

Nesta edição, a novidade fica por conta das bibliotecas públicas e comunitárias, que aumentaram sua participação em relação a edições anteriores neste ano em aproximadamente 11%.

Fazem parte da programação as bibliotecas das cidades de Belo Horizonte, Cajuri, Diamantina, Dores de Campos, Frutal, Guiricema, Ipatinga e Bom Despacho, entre outras.

O projeto Noite Mineira de Museus e Bibliotecas traz a ideia de extensão do horário de funcionamento desses equipamentos culturais em todo o estado.

A finalidade do programa é proporcionar aos visitantes que trabalham ou estudam em horário comercial, a oportunidade de participar de atividades como saraus literários, clubes de leitura, encontros com escritores/as, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, apresentações artísticas, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, entre outras atrações.

O programa é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (SBMEC), com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus).

Foto: Visite Museus/Reprodução

Betim

Com a missão de contar a história da professora e fundadora do Salão do Encontro, o Memorial Noemi Gontijo será palco de mais uma edição do programa Noite Mineira de Museus e Bibliotecas.

A partir das 19h desta quinta-feira, dia 14, acontece o sarau de poesias com intervenções de poesias, que recebe o nome de Cochicho Poético, uma técnica onde as poesias são cochichadas no ouvido do participante.

A iniciativa no Memorial será mediada preferencialmente por poetas betinenses e terá a participação de outros poetas mineiros.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.