Obras emergenciais são realizadas para minimizar impactos causados pelas chuvas

Trabalhos foram intensificados pelas equipes da Ecos e Defesa Civil

Plano em prática

Equipes da Prefeitura de Betim vem trabalhando em tempo integral para enfrentar os desafios causados pelas chuvas em vários pontos da cidade.

O Plano de Contingência para o período chuvoso foi colocado em prática e vem realizando obras de emergência para garantir a segurança da população.

Na segunda-feira, dia 6, uma equipe da Empresa de Construção, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), iniciou a estabilização de uma margem do córrego que passa por uma área verde, na rua Pirapetinga, no bairro Vila Cristina.

Reparos

O local apresenta um comprometimento da estrutura de uma ponte de madeira utilizada por pedestres, causado pela erosão da margem do córrego, que faz parte do acesso dos moradores a uma área ocupada.

Os trabalhos envolvem a utilização de blocos de concreto para reforçar a margem, garantindo o encaixe da ponte, que também terá sua estrutura reformada.

As equipes já trabalham na limpeza da área e a previsão é de que as obras sejam entregues em quinze dias.

A avenida Juiz Marco Túlio Isaac, na altura do bairro Jardim da Cidade, também recebe a atenção dos agentes da Ecos. Foi identificado pela equipe da Defesa Civil, um afundamento na pista, no sentido Centro. O processo erosivo foi causado por um vazamento em um interceptor de esgoto da Copasa.

Após notificação, a companhia iniciou os reparos nesta terça-feira, dia 7. O tráfego no local segue liberado na faixa da direita.

Outro interceptor da Copasa também apresentou problema semelhante, desta vez, no bairro Jardim Petrópolis, na rua José Augusto de Oliveira, onde uma cratera foi aberta devido a um processo erosivo. A área foi isolada e a via permanece interditada entre as ruas Raul Leone e Guissama.

A Copasa informou que as obras de reparo serão concluídas até a próxima sexta-feira, dia 10.

Foto: PMB/Divulgação

Queda de árvores

As fortes chuvas causaram também a queda de várias árvores pela cidade. No bairro Niterói, na avenida Belo Horizonte, uma mangueira caiu sobre uma casa, causando estragos no telhado e no muro do imóvel.

O serviço de remoção e limpeza foram realizados pela Prefeitura, por meio da Gerência de Parques e Jardins da Ecos, enquanto a Defesa Civil fez a doação de telhas para a reconstrução do telhado da casa.

Durante o último fim de semana, as equipes da Ecos atuaram também no bairro Marmeleiros, na rua Vale Verde. Foi realizado o serviço de remoção de uma grande árvore que bloqueava a via.

“Com essas ações, a Prefeitura reafirma seu compromisso em atender prontamente às demandas da população, oferecendo soluções rápidas e eficazes para minimizar os impactos do período chuvoso. A Ecos está totalmente à disposição, atuando com resolutividade no que for necessário”, explica o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite, ao site da Prefeitura.

Foto: PMB/Divulgação
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.