Gravidez com acompanhamento qualificado
Amanhã, dia 23, a Prefeitura de Betim realiza a oficina “Linha de cuidado PNAR”, dedicado aos profissionais que prestam assistência às mulheres durante o programa de pré-natal de alto risco (PNAR).
A oficina é direcionada aos profissionais dos 13 municípios da microrregião de saúde de Betim, e pretende promover a atualização de conhecimentos e habilidades buscando a melhoria da qualidade no cuidado das gestantes.
O evento acontece amanhã, a partir das 8h, na Escola do Servidor do Centro Administrativo, com término previsto para as 12h. A inscrição pode ser feitas até o hoje, dia 22, no link https://encurtador.com.br/kwHNR .
Cidade Polo
Betim, como cidade polo da microrregião de saúde, segue como referência no atendimento às gestantes de alto risco, servindo não só as betinenses, como moradoras de outros municípios vizinhos.
Fazem parte da microrregião as cidades de Betim, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade dos Gerais, Rio Manso e São Joaquim de Bicas.
O atendimento para as gestantes na linha do PNAR é realizado no Centro Integrado da Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc), por uma equipe formada por médicos ginecologistas/obstetras, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e nutricionistas.
Além de atendimento, a unidade oferece também a realização de alguns exames, dentre eles, ultrassom.
Com a palavra, a referência técnica dos Centros de Referência Especializada, Luciana Januzzi: “A oficina permitirá a divulgação dos critérios de estratificação de risco do PNAR, garantindo uniformidade nos encaminhamentos das mulheres da atenção primária para a atenção especializada, que serão feitos com mais assertividade e garantindo um atendimento mais ágil para os casos mais graves”.