Padronização dos extratos bancários começa a valer a partir de hoje

A princípio, as mudanças serão para as operações de saque e depósito

Extrato simplificado

A partir de hoje, dia 8, os termos usados nos extratos bancários passarão a ser padronizados.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a mudança vai valer alcançar inicialmente as denominações existentes para as operações de saque e depósito.

Em breve, as demais operações financeiras também serão incluídas no processo de padronização.

Mudanças

Na nova nomenclatura, as operações como “depósito de cheque no ATM”, usadas por algumas instituições quando o depósito é feito com cheque nos caixas eletrônicos (ATM) da agência, serão descritas com a siglaDEP CHEQUE ATM”.

Nas operações em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional da agência, utilizando o cartão da conta, estará impresso no extrato comoSAQUE DIN CARTAO AG”.

Foto: Cristina Índio do Brasil/Agência Brasil

Febraban

Para o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, o objetivo da medida e de deixar as informações mais acessíveis aos clientes, principalmente aqueles que precisam acessar as contas bancárias em várias instituições financeiras diferentes.

“Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre eles para um mesmo tipo de operação financeira”, para o site da instituição.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.