Página do Participante divulga resultados do Enem 2024

Provas foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado

Notas divulgadas

Na manhã desta segunda-feira, dia 13, foram divulgados os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

A lista dos aprovados pode ser acessada de forma individual por meio da Página do Participante, utilizando o login do Gov.br, com CPF e senha.

Logo após a divulgação das notas, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, apresentou momentos de instabilidade, tendo o serviço normalizado logo em seguida.

Foto: Depositphotos/Divulgação

Enem 2024

Com as provas aplicadas em novembro do ano passado, 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para realizar o exame.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes no fim da educação básica. Em mais de duas décadas, o exame se tornou a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

O exame é utilizado por várias instituições de ensino públicas e privadas para selecionar estudantes. São utilizados critérios únicos ou complementares dos processos seletivos, além de servirem como parâmetro para acessar auxílios governamentais, como acontece com o Fundo de Financiamento Estudantil. (Fies). Os resultados individuais obtidos no Enem podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas, que possuem convênio com o Inep para aproveitar as notas do exame.

Esses acordos garantem acesso às notas dos estudantes brasileiros que queiram cursar a educação superior em Portugal.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.