Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é palco de descoberta de nova espécie da flora brasileira

Microlicia ferricola Versiane foi descoberta pesquisadores da Uemg

Nova espécie

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, um dos mais ricos ecossistemas de Minas Gerais, localizado no Quadrilátero Ferrífero, foi palco de uma nova descoberta.

Uma nova espécie de flor foi encontrada por pesquisadores da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg).

A espécie foi batizada com um nome que traz referência ao solo rico em ferro da região onde foi encontrada.

Linhagem

A Microlicia ferricola Versiane, que se encontra em uma área protegida, foi apresentada em um artigo publicado na revista científica Phytotaxa, pelos pesquisadores Ana Flávia Versiane, Maria José Reis da Rocha, Amanda Alves Santos e Rosana Romero,

A nova espécie faz parta da família botânica das Melastomataceae, que ocupa no Brasil o quinto lugar entre as maiores famílias de angiosperma, com 59 gêneros e aproximadamente 1.480 espécies.

Desse montante, cerca de 973 são endêmicas, que existem apenas em determinadas regiões, e são fundamentais para a recuperação de áreas degradadas, além de possuir um grande potencial ornamental e medicinal.

Foto: IEF/Divulgação

Pesquisa

A pesquisadora da Uemg, Maria José Reis da Rocha, líder de um estudo sobre a família botânica das quaresmeiras, que tem um grande valor econômico e ecológico. O projeto visa o inventário e a análise das espécies presentes no Parque, com enfoque florístico e taxonômico.

O estudo completo, incluindo pranchas ilustrativas da espécie e chaves para a correta identificação dos táxons, já foi aceito e, em breve, será publicado na revista Rodriguésia, do Jardim Botânico, do Rio de Janeiro.

A pesquisa busca também correlacionar essas espécies com as diferentes formações vegetacionais do Parque, observando suas possíveis associações ecológicas.

Outro ponto importante da pesquisa é a análise da distribuição geográfica das espécies de Melastomataceae, reconhecendo aquelas que podem ser raras ou endêmicas, com distribuição restrita em áreas específicas do estado.

Maria José ressaltam, ainda, a importância do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça como uma área estratégica de conservação, especialmente em uma região onde existe uma grande pressão sobre a biodiversidade local causada pela mineração.

A pesquisa sobre as quaresmeiras realizadas no Parque tem relevância não apenas para o entendimento das espécies da região, mas também para coletar dados essenciais que podem ser utilizados em ações conservacionistas voltadas para a proteção da unidade e de duas riquezas naturais.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.