Oportunidade de estudo no exterior
Estão abertas desde segunda-feira, dia 24, as inscrições para o Passaporte Mineiro do Conhecimento, projeto de intercâmbio do Governo de Minas.
O projeto vai conceder bolsas de estudo para alunos da rede pública estadual de ensino, em vários países ao redor do mundo.
O projeto visa selecionar alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), matriculados nas 112 escolas que participam do Programa de Fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral.
Vagas disponíveis
Serão disponibilizadas 50 vagas para toda a rede estadual, e outras 40 vagas especificamente para os estudantes das escolas estaduais da cidade de Ibirité, onde o projeto foi implementado como piloto, na Escola Estadual Sandoval de Azevedo.
Alguns critérios precisam ser seguidos para a participação no programa, como a ausência de reprovações, participação ativa nas atividades escolares e extracurriculares, frequência superior a 75% no ano anterior e ter média global acima de 70%.
As dúvidas sobre todo o processo de inscrição serão esclarecidas em um bate-papo online no canal do YouTube da Fundação Helena Antipoff, na próxima sexta-feira, dia 28.
O resultado será divulgado no dia 19 de julho nos sites da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e da Fundação Helena Antipoff, nos murais das escolas participantes e no e-mail dos alunos.
Benefícios da bolsa de estudo
A bolsa de estudo vai cobrir todos os custos pessoais como passagem aérea, acomodação, seguro saúde e despesas adicionais relacionadas às instituições de ensino do exterior, um investimento de aproximadamente R$ 6,3 milhões por parte do governo estadual.
Os alunos selecionados viajarão para seus destinos já em 2025, onde cursarão o 2º ano do Ensino Médio antes que retornem ao Brasil para a conclusão dos seus estudos regulares.
As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de julho no link.