Pelo segundo ano consecutivo, Minas se consolida como líder no turismo no Brasil

Somente em 2024, estado recebeu cerca de 32 milhões de turistas

Minas no topo do turismo nacional

Os 100% de crescimento acima da média nacional em 2024, consolidou Minas Gerais como líder no turismo em todo o país, é o que mostra os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A liderança de MG reafirma o setor como fundamental para o desenvolvimento do estado, sendo responsável por quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro, garantindo milhares de empregos.

Somados, foram mais de 32 milhões de turistas que visitaram Minas Gerais ao longo de 2024. Desses, aproximadamente 42,6 mil visitantes são estrangeiros. Segundo o Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Polícia Federal, esse número é 10,6% maior em relação ao ano anterior.

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Projetos estratégicos

Entre os meses de janeiro e outubro do ano passado, o segmento foi responsável pela criação de quase 20 mil postos de trabalho.

“O ano de 2024 ficará marcado como um período de conquistas históricas para o turismo em Minas Gerais. Os números comprovam que Minas se consolidou como destino de destaque, atraindo não apenas visitantes nacionais, mas também um número crescente de turistas internacionais”, disse o governador Romeu Zema.

Projetos como o Carnaval da Liberdade, o Inverno em Minas e o Natal da Mineiridade, são peças-chave de uma estratégia sólida que sustenta o bom momento do turismo em Minas.

Nos dias de carnaval, a economia do Estado foi impactada em quase R$ 5 bilhões, gerando mais de 100 mil empregos temporários. Já na Semana Santa, diversos pontos culturais e religiosos foram visitados por cerca de 500 mil pessoas em 600 cidades.

Foto: Renata Garbocci/Secult Divulgação

Iniciativas permanentes

Algumas iniciativas permanentes desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), como o Plano Diretor do Turismo Verde, que abrange o Selo Turismo Verde Minas, fortalecem o turismo sustentável, promovendo roteiros compostos por natureza, aventura e experiências gastronômicas em regiões como a Serra da Canastra, a Cordilheira do Espinhaço e o Circuito das Águas.

O ICMS Turismo foi responsável por beneficiar 569 municípios, aumentando em 13% em relação ao ano anterior, os recursos utilizados na ampliação da infraestrutura e na divulgação em todas as regiões.

“A parceria entre a Codemge e a Secult-MG é um pilar estratégico para impulsionar o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais. Juntos, estamos fortalecendo iniciativas que valorizam nossa rica diversidade cultural, promovem o turismo sustentável e geram oportunidades para a população”, comenta o presidente da Codemge, Sérgio Lopes.

Malha aérea estendida e ocupação hoteleira

Atualmente, Minas conta com voos regulares para 14 cidades, aumentando o acesso aos destinos turísticos e promovendo o fluxo de visitantes.

O fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional de Confins registrou um aumento de 26,8% no mês de outubro, somando mais de 10 milhões de embarques e desembarques em todo 2024.

O avanço do turismo também é refletido no setor hoteleiro, que de janeiro a novembro, atingiu 62,83% de ocupação na Região Metropolitana de Belo Horizonte, enquanto o interior do estado registrou 49,62%, um crescimento de 10% comparado com o mesmo período do ano anterior.

Esse aumento foi impulsionado pelas diversas atrações como os festivais culturais, experiências gastronômicas e ecoturismo.

Foto: Marco Evangelista/Imprensa MG

Destaques de 2024

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal, ajudou a elevar ainda mais a visibilidade global do estado.

Os Parques Estaduais e o Parque Inhotim, registraram também um aumento considerável no número de visitantes, consolidando Minas Gerais como um destino do turismo sustentável.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.