Homenagens à padroeira
Será realizada hoje, dia 31, na Serra da Piedade, em Caeté, a tradicional peregrinação ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade.
Celebra-se o aniversário de 64 anos da proclamação de Nossa Senhora da Piedade, como a santa padroeira do estado de Minas Gerais.
Segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, uma missa será celebrada às 15h, pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, na ermida da padroeira, considerada a menor basílica do mundo.
Aleijadinho
Localizada no topo da Serra da Piedade, a ermida é a casa da imagem de Nossa Senhora da Piedade, obra do século XVIII, assinada pelo mestre do Barroco mineiro, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814).
Todos os anos, a peregrinação dá início ao jubileu da padroeira, que se estende até o dia 15 de setembro, uma data marcante, onde a Igreja Católica, em todo o mundo, celebra a Festa de Nossa Senhora da Piedade.
História
A proclamação de Nossa Senhora da Piedade como padroeira de Minas Gerais aconteceu no dia 31 de julho de 1960, após reconhecimento do papa São João XXIII.
Segundo a arquidiocese de Belo Horizonte, o Santuário da Serra da Piedade recebe peregrinos há mais de 250 anos, uma tradição que se iniciou no século XVIII, depois que uma jovem surda-muda começou a falar e a ouvir, após testemunhar a aparição de Maria, Mãe de Jesus, no topo da Serra.
Após o relato da jovem se espalhar, começou a ser escrita a história do Santuário e deu início as peregrinações.
Já no século XX, toda a devoção destinada à Nossa Senhora da Piedade em Minas Gerais, fez com que o Vaticano a reconhecesse como a padroeira do Estado.
A solenidade de consagração de Minas Gerais à sua padroeira foi celebrada em 31 de julho de 1960, com uma grande festa na Praça da Liberdade.