Pesquisa aponta crescimento do consumo nos lares mineiros no primeiro trimestre

A região da Zona da Mata teve o melhor desenpenho

Carrinho cheio no supermercado

Os dados do Índice de Consumo dos Lares Mineiros, uma pesquisa mensal feita pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), registraram um aumento de 4,18% nas vendas no primeiro semestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023.

Outro dado importante revelado na pesquisa, foi do aumento da demanda dos consumidores nos estabelecimentos, 10,38% em março em relação a fevereiro, com um aumento de 4,18% no consumo das famílias.

O maior desempenho encontrado foi na região da Zona da Mata, com 11,73%. Já a região Norte/Noroeste, teve o menor índice, 7,25%.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Fator positivo

Segundo o presidente executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala, esse aumento da demanda tanto no mês de março, quanto no período acumulado, é um fator positivo para o momento econômico. “Primeiramente, tivemos a coincidência de um conjunto de fatores em relação ao calendário. Além de 31 dias em março, contra 29 em fevereiro, no mês de março tivemos cinco finais de semana e em fevereiro, quatro. Adicionalmente, foram finais de semanas ‘cheios’, com cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos, o que faz muita diferença no consumo nas lojas”, explica Claret, no portal da entidade.

Índices e projeções

Os índices divulgados pela pesquisa ficam muito próximos das projeções para o ano todo, que é de 3%. Porém, segundo Claret, mesmo que não seja na mesma proporção, a demanda continuará em crescimento. “É um bom primeiro trimestre, mas é só o início. Apostamos em um ano de crescimento, sim, mas estamos cientes também dos desafios do setor, como os altos custos, a falta de mão de obra e um cenário internacional bastante incerto do ponto de vista das tensões geopolíticas, de onde não sabemos o que pode vir”, avaliou.

Foto: Amis/Reprodução

O crescimento da Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que avançou 1,3% em maio, se soma ao aumento da capacidade de compra das famílias mineiras. Esse é o segundo resultado positivo consecutivo do índice, que é levantado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado na última terça-feira, dia 21.

Todos os componentes apresentaram alta. No comparativo com maio do ano passado, o aumento foi de 6,4%. A ICF está na mesma posição em que se encontrava no ano passado, 102,9 pontos na zona de satisfação.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.