Alta no consumo
Nos primeiros seis meses de 2024, os supermercados mineiros apresentaram um aumento médio de 2,40% no consumo das famílias mineiras nas lojas do segmento.
Esse foi o resultado apresentado pelo Índice de Consumo do Lares Mineiros, uma pesquisa realizada mensalmente pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS).
Os dados apresentados pela pesquisa são referentes ao mês de junho e conta com empresas de todos os portes em todo o estado.
Números do primeiro semestre
Comparando o mês de junho deste ano com o mesmo mês do ano passado, foi notado um crescimento de 1,48%. Já em relação ao resultado apresentado em maio, a pesquisa mostra um recuo de −3,56%. O Índice de Consumo dos Lares Mineiros é deflacionado pelo IPCA/IBGE.
O presidente executivo da AMIS, Antônio Claret Nemetala, foi o responsável por divulgar as informações durante a programação do Super Encontro Varejista (Sevar), do sul de Minas.
Segundo Claret, os resultados apresentados pela pesquisa provocam duas análises diferentes.
“A retração em junho sobre maio é atribuída, principalmente, à base alta de comparação, já que o setor vinha de um desempenho acima de 7%”. Adicionalmente, junho é um mês que tradicionalmente não registra altas demandas no setor”, completa Claret, ao site da instituição.
Em comparação ao crescimento acumulado no semestre de 2,4%, o ambiente econômico vivido pelo estado é um dos principais motivos que contribuíram para esse desempenho.
“A economia mineira nesse primeiro semestre se manteve num contexto de crescimento do emprego e da renda e, com isso, o consumidor mais disposto a aumentar a demanda nos supermercados”, explica.
Clatet informa ainda que o consumo verificado no primeiro semestre de 2024 está muito próximo das projeções feitas pelo setor, que previa o crescimento de 3% no ano. Porém, ele ainda é cauteloso quanto a rever as estimativas.
“O resultado de 2,40% no consumo para o primeiro semestre é relevante diante do que projetamos e sabemos que o segundo semestre normalmente registra maior demanda do consumidor em relação aos primeiros seis meses, mas é importante ressaltar que teremos também uma base mais elevada de comparação”, ressalta Claret.
Regiões
Levando em consideração o comportamento do consumo em cada região do estado, a pesquisa apresenta a Zona da Mata com o melhor desempenho no acumulado do ano, com 2,96%.
O menor crescimento registrado no primeiro semestre foi na região Norte/Noroeste, com 0,96%. Já o Triangulo Mineiro/Alto Paranaíba registou aumento de 2,23%, e o sul do estado, alta de 2,85%.
25 novas lojas
O primeiro semestre de 2024 também foi de expansão no setor supermercadista mineiro. Um levantamento feito pela Amis, mostrou que foram abertas 25 novas unidades em todo o estado apenas nos primeiros seis meses do ano.
Esse número leva em consideração apenas as lojas efetivamente novas, que não apresentam novas bandeiras, reformas, ampliações ou aquisições. Esses novos empreendimentos foram responsáveis pela criação de 2.180 empregos diretos. Para este ano, a Amis projeta a construção de aproximadamente 75 novas unidades.
“Boa parte das inaugurações é reservada para o segundo semestre. Em julho e início de agosto já tivemos mais aberturas, então, certamente, atingiremos o número projetado”, disse Claret.