Pix fica fora do ar e causa confusão entre usuários

Problema no sistema foi registrado na manhã de hoje

Instabilidade

Clientes de diversos bancos passaram boa parte da manhã desta segunda-feira, dia 14, reclamando da instabilidade apresentada pelo Pix.

Segundo o site DownDetector, uma plataforma online que fornece em tempo real, informações sobre o status de sites e serviços, um problema foi detectado no Banco Central e estava refletindo em outras instituições financeiras.

Além do Bacen, também foram afetados bancos como, Nubank, Banco Inter, Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Bradesco, Santander, PagBank, C6 entre outros.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Reclamações dispararam

Durante o período de instabilidade, o site registrou mais de 2 mil notificações referentes a falha no Pix, que provavelmente estão relacionadas à instabilidade que afetava o Banco Central naquele momento.

Ainda conforme o Downdetector, 93% das notificações recebidas pelo órgão indicavam problemas com o Pix.

Na internet, relatos se espalhavam de que não era possível realizar transferências pelo sistema de pagamentos nos aplicativos Android e iOS.

Ao tentar fazer uma transferência, o usuário recebia uma notificação, enviada por todos os bancos citados acima, demostrando a instabilidade do sistema, que começou por volta das 10h20.

Foto: Agência Brasil/Reprodução

Retorno

No início da tarde, por volta de 12h30, o serviço do Pix voltou à normalidade, informou o Banco Central em um comunicado.

“Houve a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix durante a manhã desta segunda-feira (14/10). As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido.”

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.