Pix por aproximação começa a valer em fevereiro de 2025

Instituições financeiras com mais de 5 milhões de clientes serão obrigadas a entrar no open finance

Outra forma de pagamento

O Banco Central (BC) anunciou na tarde de hoje, dia 04, que a partir de fevereiro de 2025, os correntistas poderão fazer o Pix por aproximação.

As regras foram editadas pela autoridade monetária e o Conselho Monetário Nacional (CMN), com o intuito de ampliar o “open finance, compartilhamento de dados entre as instituições financeiras, e permitir a modalidade.

A nova regra vai permitir que o usuário faça um pagamento sem mesmo abrir o aplicativo do banco. A transação será feita diretamente pela carteira digital, chamadas “wallets”, com o usuário apenas aproximando o celular da máquina de cartão.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Como vai funcionar

Usando o Pix por aproximação, o correntista vai poder fazer a transação instantânea sem precisar sair do ambiente de compras on-line e ir para o aplicativo do banco.

Com as novas normas, as instituições financeiras que possuem mais de 5 milhões de clientes, seja individual ou em conglomerados, serão obrigadas a entrar para o “open finance”.

Para o Banco Central, a mudança vai aumentar de 75% para 95%, a base de clientes que poderão escolher compartilhar seus dados entre as instituições.

Os clientes que fazem uso das carteiras digitais, deverão se cadastrar em uma instituição que esteja inscrita no “open finance”, e na sua carteira digital, liberar as funções do Pix.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.