Por baixa demanda, prefeitura encerra as atividades do Centro AED, no Jardim Teresópolis

Foram mais de 4 mil atendimentos em três meses de funcionamento

Queda nos casos de dengue

A partir da zero hora de sábado, dia 18, a Prefeitura de Betim encerra as atividades do Centro de Acolhimento Especializado para Dengue (Centro AED), instalado em anexo ao Centro Integrado da Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc), no bairro Jardim Teresópolis.

A Secretaria Municipal de Saúde tomou a decisão após constatar a redução da demanda nos atendimentos na unidade. No último mês, a procura por atendimento no período diurno caiu 20%, já no período noturno/madrugada, a queda foi de 40%.

O Centro AED, no Hospital Público Regional, primeiro centro especializado a ser instalado, segue com atendimento normal, com funcionamento 24 horas, assim como a Unidade Temporária de Acolhimento de Pacientes com Dengue, na UPA Norte. As unidades especializadas funcionam como suporte emergencial e exclusivo para os pacientes a partir dos 13 anos, que estão com os sintomas da dengue.

Foto: Prefeitura de Betim

Mais de 4 mil atendimentos

Devido à alta demanda de casos, a prefeitura abriu o Centro AED do Teresópolis no dia 4 de março, com atendimento 24 horas e equipe composta por oito técnicos de enfermagem, seis enfermeiros e três médicos.

Desde a data da abertura, até o dia 15 de maio, foram atendidas 3.120 pessoas no período diurno e 941 pessoas durante o plantão noturno, somando 4.061 atendimentos.
Agora com as atividades do Centro AED Teresópolis encerradas, os profissionais que atuavam no local serão encaminhados para outras unidades de saúde.

A instalação do Centro AED na região do Teresópolis nos permitiu realizar um atendimento humanizado, descentralizado, com fluxo assistencial bem definido para arboviroses, evitando complicações como dengue hemorrágica. Além de reduzir o número de pacientes nas unidades de urgência e emergência, conseguimos, num período difícil de contaminações em todo o Brasil, diminuir o tempo de espera na rede SUS Betim”, explica o diretor Operacional da Saúde, Nilvan Baeta, ao site da prefeitura.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.