Debatendo o futuro de Betim
Os candidatos a prefeito de Betim Heron Guimarães (União Brasil) e Dr. Vinícius Resende (PV), participaram na tarde desta segunda-feira, dia 9, de um debate organizado pelo portal G1.
Segundo a organização, foram convidados os candidatos cujos partidos, coligações ou federações, que contam com 5 ou mais representantes no Congresso Nacional, nos cargos de deputado federal ou senador, seguindo as regras do Tribunal Superior Eleitoral para a realização de debates durante esta eleição.
O debate foi dividido em seis blocos de perguntas, sendo três blocos com tema direcionado e três com tema livre. Em cada bloco, o candidato perguntava e respondia uma única vez. Cada candidato teve 30 segundos para fazer a pergunta, 1 minuto e 30 segundos para a resposta, 30 segundos para a réplica e 30 segundos para a tréplica, com outros 30 segundos para as considerações finais.
Debate
Em pouco mais de 50 minutos de debate, os candidatos falaram sobre seus planos e propostas para a cidade.
Sorteado para fazer a primeira pergunta, o candidato do PV, Dr. Vinícius Resende, teve como tema a segurança pública. Citando o caso de um assassinato cometido ontem, no bairro Capelinha, e dizendo que Betim está entre as cidades mais violentas do estado, o candidato questionou seu adversário sobre as ações da prefeitura para amenizar essa situação.
Em sua resposta, o candidato do União Brasil, Heron Guimarães, defendeu o legado da atual gestão, citando algumas ações como o armamento da Guarda Municipal, compra de novas viaturas, a aposentadoria especial dos guardas, melhorando a segurança pública. Heron também lembrou da criação do “cercamento eletrônico” em toda a região central, prometendo a ampliação para todas as regionais.
Segundo Bloco
Com tema livre, o segundo bloco do debate começou com Heron escolhendo o assunto transporte público, que conforme ele, é o segundo maior problema de Betim.
O candidato do União Brasil perguntou a seu adversário qual seu plano para melhorar o transporte público na cidade.
Em sua resposta, Dr. Vinícius também citou que esse é mesmo o segundo maior problema da cidade, lembrando que seu adversário representa o governo que está no comando da cidadã há oito anos e nada fez. O candidato citou também seu projeto de tarifa única e a modernização do transporte na cidade.
Pedido de resposta
Antes do debate, ficou acordado entre as partes que, caso o candidato tenha se sentido ofendido durante o debate, ele poderia fazer um sinal pedindo o direito de resposta.
Esse mecanismo foi acionado pelo candidato Dr. Vinícius, enquanto Heron fazia sua tréplica, ao final do segundo bloco.
Acusado pelo seu adversário de desistir do funcionalismo, o candidato do PV falou sobre sua saída do quadro de servidores da prefeitura, alegando perseguição política.
Ausência
Presente no debate promovido pela Rádio Itatiaia na última semana, o candidato Pedro Betinense (Mobiliza), que aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, não foi convidado para o debate promovido pelo G1, por não se enquadrar na regra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No momento em que acontecia o debate, o candidato abriu uma live em sua conta no Instagram, onde criticou as candidaturas de seus adversários. Pedro informou que tentou, por via judicial, estar presente no debate, porém, seu pedido foi indeferido pelo juiz responsável.
Segundo ele, a sua ausência no debate se deve a um conluio entre as outras candidaturas e a emissora, que fazem parte do sistema que não aceitam sua candidatura.