Prazo para pedir isenção de taxa para Enem começa hoje

Interessados devem fazer o pedido na Página do Participante

Enem 2024

Começa hoje, dia 15, e vai até o dia 26 de abril, o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

Os interessados devem pedir a isenção pela Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la seguindo orientações disponíveis na própria plataforma.

Candidatos que pediram isenção da taxa na última edição do Enem, em 2023, mas não compareceram ao exame, precisam justificar a ausência caso queiram exercer o direito ao benefício novamente.

Quem tem direito

Segundo o INEP (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo exame, tem direito à gratuidade da taxa de inscrição do Enem os candidatos que se enquadram nos seguintes perfis:

  • Matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
  • Estudante que cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.

Para aqueles que não tem o direito à isenção, o valor da inscrição ainda não foi divulgado. Na edição de 2023, assim como nos anos anteriores, o valor foi de R$ 85.

Divulgação Depositphotos

Confira o cronograma completo do Enem 2024

– Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril

– Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio

– Período de recursos:  de 13 a 17 de maio

– Resultado dos recursos: 24 de maio

O exame

O Enem foi criado em 1998, pelo Ministério da Educação, para avaliar a qualidade do ensino no país. A partir de 2004, passou a ser usado como critério para ingressar nas instituições de ensino superior.

É composto atualmente por 180 questões divididas em quatro áreas de conhecimento e uma redação.

As notas do exame podem ser usadas em três programas do Ministério da Educação: SiSU, ProUni e Fies.

O exame também pode ser utilizado como forma de ingresso em instituições de ensino superior de Portugal conveniadas com o Inep.

 

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.