Volta às aulas
Encerra na próxima sexta-feira, dia 10, o prazo de confirmação das matrículas do Cadastro Escolar 2025.
Aqueles que se inscreveram no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) precisam comparecer à instituição da rede estadual de ensino até o dia 10, para confirmar sua vaga.
O resultado da distribuição das vagas foi divulgado no dia 4 de dezembro de 2024, e os inscritos podem verificar a escola de encaminhamento no site do Cadastro Escolar.
Prazos e ano letivo 2025
Estudantes que deixaram o prazo de inscrição vencer entre os meses de outubro e novembro, tem outra chance de tentar uma vaga entre os dias 21 e 31 de janeiro deste ano, também no site do Cadastro Escolar.
Em casos assim, o encaminhamento dependerá da disponibilidade de vagas nas escolas nas proximidades do endereço informado.
Cláudia Lara, subsecretária de Articulação Educacional, ressalta a importância do prazo de matrícula.
“É fundamental que todos os pais ou estudantes acessem o site do Cadastro Escolar para confirmar a escola à qual foram encaminhados antes de realizar a matrícula. Caso um estudante não cumpra esse prazo, perderá a oportunidade de garantir uma vaga próxima de sua residência, que foi destinada a ele”.
A Resolução SEE n.º 5.056/2024, publicada em outubro no Diário Oficial de Minas Gerais, estabelece que o Calendário Escolar de 2025 da rede estadual pública de ensino, terá o ano letivo iniciando em 10 de fevereiro, em todas as escolas da rede estadual.
Documentos Necessários
Para fins de comprovação dos dados informados na inscrição do Cadastro Escolar, os pais, responsáveis ou os próprios estudantes, se maiores de idade, devem comparecer à escola munido dos documentos que constam na Resolução SEE n.º 5.058, que seguem abaixo:
- Documento de Identidade (ou equivalente como Certidão de Nascimento/Casamento do estudante) – Original e cópia.
- CPF – Original e cópia.
- Comprovante de Residência em nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, caso seja maior de idade.
- Histórico Escolar ou Declaração de Transferência para o candidato/estudante contemplado com vaga a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, com indicação do ano de escolaridade que está habilitado a cursar em 2025, ficando o documento original na escola.
- Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/estudante que for ingressar no curso técnico na forma subsequente.
- Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o estudante que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.
- Cartão da Criança atualizado ou Caderneta de Saúde atualizada para os estudantes com até 10 anos, original e cópia.
Cada candidato pode conferir em qual escola o estudante foi direcionado pelo site do Cadastro Escolar. As secretarias das escolas estaduais vão atender de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Caso o estudante seja direcionado para uma escola da rede municipal, a família precisa ficar atenta aos prazos definidos por cada cidade e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para que a matrícula seja efetivada.