Prazo para realizar matrícula na rede estadual de ensino termina na sexta, dia 10

Para efetivar a matrícula, é preciso levar toda a documentação na escola indicada pelo Sucem

Volta às aulas

Encerra na próxima sexta-feira, dia 10, o prazo de confirmação das matrículas do Cadastro Escolar 2025.

Aqueles que se inscreveram no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) precisam comparecer à instituição da rede estadual de ensino até o dia 10, para confirmar sua vaga.

O resultado da distribuição das vagas foi divulgado no dia 4 de dezembro de 2024, e os inscritos podem verificar a escola de encaminhamento no site do Cadastro Escolar.

Prazos e ano letivo 2025

Estudantes que deixaram o prazo de inscrição vencer entre os meses de outubro e novembro, tem outra chance de tentar uma vaga entre os dias 21 e 31 de janeiro deste ano, também no site do Cadastro Escolar.

Em casos assim, o encaminhamento dependerá da disponibilidade de vagas nas escolas nas proximidades do endereço informado.

Cláudia Lara, subsecretária de Articulação Educacional, ressalta a importância do prazo de matrícula.

“É fundamental que todos os pais ou estudantes acessem o site do Cadastro Escolar para confirmar a escola à qual foram encaminhados antes de realizar a matrícula. Caso um estudante não cumpra esse prazo, perderá a oportunidade de garantir uma vaga próxima de sua residência, que foi destinada a ele”.

A Resolução SEE n.º 5.056/2024, publicada em outubro no Diário Oficial de Minas Gerais, estabelece que o Calendário Escolar de 2025 da rede estadual pública de ensino, terá o ano letivo iniciando em 10 de fevereiro, em todas as escolas da rede estadual.

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Documentos Necessários

Para fins de comprovação dos dados informados na inscrição do Cadastro Escolar, os pais, responsáveis ou os próprios estudantes, se maiores de idade, devem comparecer à escola munido dos documentos que constam na Resolução SEE n.º 5.058, que seguem abaixo:

  • Documento de Identidade (ou equivalente como Certidão de Nascimento/Casamento do estudante) – Original e cópia.
  • CPF – Original e cópia.
  • Comprovante de Residência em nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, caso seja maior de idade.
  • Histórico Escolar ou Declaração de Transferência para o candidato/estudante contemplado com vaga a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, com indicação do ano de escolaridade que está habilitado a cursar em 2025, ficando o documento original na escola.
  • Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/estudante que for ingressar no curso técnico na forma subsequente.
  • Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o estudante que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.
  • Cartão da Criança atualizado ou Caderneta de Saúde atualizada para os estudantes com até 10 anos, original e cópia.

Cada candidato pode conferir em qual escola o estudante foi direcionado pelo site do Cadastro Escolar. As secretarias das escolas estaduais vão atender de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Caso o estudante seja direcionado para uma escola da rede municipal, a família precisa ficar atenta aos prazos definidos por cada cidade e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para que a matrícula seja efetivada.

Foto: SEE/Divulgação
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.