Prefeitura promove palestra e capacitação sobre fitoterápicos e plantas medicinais

Capacitação vai permitir que se faça o uso seguro das plantas e fitoterápicos na rede SUS de Betim

Remédios da natureza

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Betim vai promover na próxima sexta-feira, dia 25, uma palestra inaugural sobre a capacitação intitulada “Sistemas de Produção de Plantas Medicinais, Jardim Terapêutico e Farmácia Viva no SUS”.

O evento acontece no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo, das 8h às 12h, e os interessados em participar podem se inscrever até o dia 24 através do formulário neste link.

Serão abordados na palestra temas sobre a política de plantas medicinais e fitoterápicos, os avanços e as perspectivas no decorrer dos 15 anos de desenvolvimento sustentável, dados de produção, avanços e evidências terapêuticas da Farmácia Viva do SUS de Betim, e também a produção de insumos e o acesso a esses medicamentos fitoterápicos.

Palestra inaugural

Na condução do evento estará a técnica da Farmácia Viva do SUS Betim, Sidnéia Zacour, acompanhada de Neusa Almeida, responsável pelo Arranjo Produtivo Local de Betim, grupo de produtores de plantas medicinais, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Farmácia Viva.

O evento tem como público alvo os profissionais de saúde, médicos, agricultores, agrônomos, químicos, técnicos em agricultura, técnicos da área de agronomia e farmácia, químicos, bioquímicos e agentes de saúde.

Foto: PMB/Divulgação

Capacitação

A capacitação acontece apenas para inscritos previamente, será dividida em três módulos e terá início às 13h, na Escola do Servidor.

A ideia é atualizar os conhecimentos a respeito da produção de plantas medicinais no sistema de Horto Terapêutico/Farmácia Viva nas unidades de saúde, para que se faça o uso seguro de plantas medicinais e fitoterápicas na rede SUS.

O evento vai discutir as condições básicas para se produzir e o beneficiamento de espécies medicinais, a importância da variabilidade genética, estudo de caso de algumas espécies de plantas padronizadas na Farmácia Viva, métodos de colheita e secagem, e também o conhecimento sobre a observação da natureza como um parâmetro de qualidade.

Para ministrar a capacitação, foi convidado o engenheiro-agrônomo, pesquisador e colaborador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pedro Melillo de Magalhães.

“A capacitação dos profissionais é de extrema importância para a continuidade da qualidade da produção das plantas medicinais que abastecem a Farmácia Viva. É crucial que todos estejam alinhados, de forma ética e sustentável, com as práticas de cultivo até o momento da oferta dos medicamentos fitoterápicos aos usuários do SUS”, explica a secretária municipal de saúde, Jaqueline Santana, ao site da Prefeitura.

Foto: Neusa Almeida/Divulgação

Confira o cronograma

Módulo I (aula inaugural) – Dia 25 de outubro

Palestra – Horário: das 8h às 12h

Local: Auditório Ady Rosa de Freitas

 

Aula

Horário: das 13h às 17h

Local: Escola do Servidor.

 

Módulo II

Data: 21 de novembro

Horário: das 8h às 17h

Local: Escola do Servidor

 

Módulo III

Data: 22 de novembro

Horário: das 8h às 12h

Local: Escola do Servidor

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.