Primeira etapa das obras do novo distrito industrial Fazenda Baú I é concluída

Novo distrito vai contar com empresas dos ramos de logística, serviços, construção civil e atividades industriais

Primeira etapa concluída

O Fazenda Baú I, novo distrito industrial que está sendo construído em Betim, às margens da BR-262, no bairro Pingo d’água, encerrou a sua primeira fase de construção.

O empreendimento ocupa uma área de cinco quadras de lotes, que vão receber 24 unidades empresariais, em uma área de aproximadamente 190 mil metros quadrados, é fruto de uma contrapartida da iniciativa privada. A previsão de conclusão das obras é de 12 meses e as empresas devem instalar suas unidades e iniciar suas operações em até três anos.

A equipe da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) será responsável pela fiscalização de toda a obra.

Projeto Fazenda Baú I

Em razão das intercorrências apresentadas pelo terreno no local, o projeto inicial da Fazenda Baú I, precisou passar por algumas alterações.

O lençol freático, por exemplo, precisou ser rebaixado na área do distrito, para reforçar o subleito das vias de circulação que serão construídas. Atualmente, as equipes trabalham a base das vias para garantir uma maior durabilidade à pavimentação e na finalização da rede de drenagem.

Foto: Prefeitura de Betim

Segunda fase da obra

A próxima fase consiste na construção das redes de esgoto, na pavimentação asfáltica, sinalização e iluminação das vias.

Assim que estiver pronto, o local vai receber empresas dos ramos de logística, serviços, construção civil e atividades industriais.

Serão gastos na obra, um montante de aproximadamente R$ 17 milhões, recursos que serão investidos pelas próprias empresas que atuarão no local.

Retorno para Betim

A Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico mostra que a construção do distrito industrial Fazenda Baú I, tem capacidade para gerar uma arrecadação de R$ 462 milhões por ano para o município, além da criação de cerca de 1.200 empregos.

“Com mais um distrito virão novos empreendimentos de diversas áreas que poderão se beneficiar da nova infraestrutura viária do município, ajudando a ampliá-la com o projeto do próprio distrito. Betim continua sendo um dos maiores polos industriais do Brasil e, agora, atinge seu ápice de desenvolvimento, se consolidando, também, como polo logístico. Nosso planejamento urbano vem redefinindo áreas de expansão urbana e também de zoneamento para receber novas indústrias e, assim, manter o ciclo de crescimento econômico que beneficia toda a população”, explica o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Gilmar Lembi Mascarenhas, ao site da prefeitura.

Foto: Prefeitura de Betim
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.