Primeiro ano do Programa Integridade Menstrual distribuiu 22 mil pacotes de absorvente

Região do Jardim Teresópolis registrou a maior demanda até o momento

Integridade e dignidade

Ontem, dia 22, o Programa Integridade Menstrual, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), completou seu primeiro aniversário.

Desde o seu início, até o último dia 16, a iniciativa chegou a marca de 22.858 pacotes de absorventes higiênicos distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou de violações de direitos em Betim.

Os absorventes são distribuídos pelos 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) espalhados pela cidade, conforme a programação de cada unidade.

Balanço

Um levantamento realizado pela Semas, indicou que de maio a dezembro de 2023, foram atendidos 5.738 usuários. De janeiro a maio de 2024, o número foi de 3.157 usuários.

Nesse primeiro ano de programa, o Integridade Menstrual registrou, na região do Teresópolis, a maior demanda por absorventes. Foram 1.205 usuários atendidos de maio a dezembro de 2023 e 747 usuários de janeiro a maio de 2024.

Foto: Elias Costa/Unicef BRZ

Quem pode receber

O benefício é destinado às mulheres, homens transgênero, pessoas não binárias e pessoas intersexo em situação de vulnerabilidade, famílias de baixa renda que tem filhos matriculados em escola pública, pessoas em vulnerabilidade social extrema, pessoas em situação de pobreza, mulheres em situação de violência doméstica e domiciliar e pessoas que cumprem medidas socioeducativas.

A pessoa que deseja receber o benefício, precisa residir em Betim e ter o grupo familiar com inscrição ativa no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).

Também tem direito o grupo familiar que está em acompanhamento e/ou atendimento pelos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI).

Aqueles que se encaixam nos critérios do programa, devem procurar o Cras da sua região, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e consultar os dias de atendimentos individualizados ou quando acontecem as ações coletivas. O usuário será atendido por um assistente social, que irá verificar a necessidade da pessoa e seu contexto socioeconômico e familiar. Cada usuário tem direito a dois pacotes.

O programa Integridade Menstrual representa um passo significativo na promoção da dignidade e do bem-estar de pessoas que menstruam no município. A garantia do acesso aos produtos de higiene menstrual é fundamental para assegurar a integridade desse público, além de possibilitar um diálogo sobre o tema, tão relevante sobretudo na adolescência. Nós precisávamos, enquanto poder público, falar mais sobre o ciclo menstrual, que é uma condição natural do desenvolvimento, e também sobre os cuidados e o manejo que o período requer. Nosso propósito é que ele continue a ser um exemplo do compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida de nossos cidadãos”, ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Brena Araújo, ao site da prefeitura.

Foto: Prefeitura de Betim

Pacotes de absorventes distribuídos por mês

2023

Maio – 2.133
Junho – 1.211
Julho – 1.393
Agosto – 1.768
Setembro – 1.654
Outubro – 1.755
Novembro – 1.932
Dezembro – 1.559

2024

Janeiro – 2.120
Fevereiro – 2.027
Março – 2.096
Abril – 2.426
Maio (*até o dia 16) – 784

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.