Nome limpo com a Cemig
Clientes com débito em aberto com a Cemig ainda podem negociar suas dívidas até o dia 20/5, através do Programa Desenrola Brasil, criado pelo Governo Federal, que possibilita aos brasileiros renegociar seus débitos regularizando a situação de quem tem o nome negativado.
A negociação tem foco nas pessoas com renda de até dois salários-mínimos ou são inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que tenham débitos que chegam até R$ 20 mil.
Esses valores fazem referência aos débitos contabilizados entre os meses de janeiro de 2019 até maio de 2023. As dívidas adquiridas depois desse período não são incorporadas à negociação do programa.
Condições especiais
Segundo Wellington Cancian, gerente de Recuperação de Receita da Cemig, os clientes da empresa terão algumas vantagens para regularizar seus débitos já corrigidos com a companhia de energia.
Em entrevista ao site Agência Minas, Cancian afirmou que “Ao ingressar nesse programa do Governo Federal, a Cemig buscou proporcionar melhores condições de regularização da situação dos clientes inadimplentes. As formas de negociação são mais interessantes para o consumidor, visto que são concedidos descontos não praticados usualmente pela Companhia. Além disso, é possível, em algumas situações, parcelar o débito em várias vezes”.
Como fazer para negociar
Na plataforma do Governo Federal, o cliente poderá verificar se está apto para refinanciar sua dívida e se seus débitos, de até R$ 20 mil, estão contemplados pelo Programa Desenrola Brasil.
Caso esteja apto, os débitos serão calculados e reajustados em valores atuais, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esses débitos poderão ser pagos à vista com um desconto significativo ou poderá optar pelo parcelamento em até 60 prestações.
A Cemig informa que é de extrema importância o cliente inadimplente consultar o portal do programa, para ter a certeza de que está inserido nos critérios de participação.
Como fazer
Todo o processo é feito por meio de uma plataforma online. Para acessar, é preciso ter uma conta no ambiente digital do Governo Federal e possuir nível de verificação Bronze, Prata ou Ouro. Caso ainda não tenha conta no ambiente digital, o cadastro poderá ser feito no portal www.gov.br
Se já possui o cadastro, mas as informações estão desatualizadas, é necessário atualizar os dados antes de começar a negociação. O cadastro é gratuito e é a maneira de comprovar, em meios digitais, que os dados informados são mesmo daquela pessoa.