Projeto leva samba de roda para quintal da Casa da Cultura neste sábado

Evento vai reunir artistas locais para celebrar a tradição do samba betinense

Casa da cultura e do samba

Para celebrar a tradição do samba na cidade, a Casa da Cultura Josephina Bento, patrimônio cultural de Betim, recebe durante os meses de novembro e dezembro, três dias de muito samba.

Por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult) e com apoio da Prefeitura, o grupo Samba de Roda entre Amigos estreia o projeto “Samba no Quintal”, neste sábado, dia 9, a partir das 16h.

A ideia do projeto é valorizar os artistas locais e criar uma experiência diferente para o público betinense, que vai poder acompanhar a apresentação de um autêntico samba de roda.

Foto: PMB/Divulgação

Três dias de samba

Com entrada gratuita, o evento vai contar com uma estrutura pronta para receber o público, incluindo espaço reservado para alimentação e feira de artesanato.

Após sua estreia no sábado, a programação do Samba no Quintal acontece em outras duas datas. No dia 20 de novembro, para celebrar o Dia da Consciência Negra, a roda de samba retorna para o quintal da Casa da Cultura, também as 16h.

Já no dia 17 de dezembro, a homenageada da vez será a cidade de Betim, que vai celebrar seu aniversário ao som de muito samba de roda, a partir das 19h.

Para Bruna Ribeiro, secretária municipal de Arte e Cultura, a escolha da Casa da Cultura como sede do projeto Samba no Quintal reforça a importância do local como referência cultural da cidade.

“Desde sua fundação, a Casa tem sido um ponto de encontro para artistas e para a preservação das manifestações culturais locais. É um espaço que representa o elo entre o passado e o presente de Betim, e o Samba no Quintal vem valorizar e fortalecer esse legado. Queremos oferecer ao público uma vivência única, quando a arte, a música e a história se encontram”, ressalta Bruna.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.