Pedacim de Minas em Paris
O Governo de Minas lançou hoje, no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE/UFMG), em Belo Horizonte, com a presença do governador Romeu Zema (Novo), o projeto Minas Bar.
A ideia do projeto é proporcionar uma experiência gastronômica aos que visitarem a estrutura da Casa Brasil, montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Parc la Villete, na capital francesa.
Além das delícias da gastronomia mineira, o espaço vai apresentar aos visitantes destaques da cultura e do turismo em Minas Gerais.
Vitrine de Minas Gerais
Preparada especialmente para os períodos das Olimpíadas e Paralimíadas de Paris, o Minas Bar, realizado em parceria com a Plataforma Fartura e patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), irá proporcionar durante toda a realização dos jogos, experiências afetivas de Minas Gerais.
“Neste período olímpico, teremos a oportunidade de divulgar aquilo que é tão importante para o mineiro, que é a nossa cozinha. É o momento em que a França estará recebendo milhões de pessoas do mundo todo”, disse o governador ao site Agência Minas.
Segundo Zema, nos 17 dias de competição, são esperadas cerca de 80 mil pessoas, que terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre Minas Gerais, criando no futuro, o interesse desse público em visitar o estado.
Formando um verdadeiro hub turístico, o ponto turístico francês vai reunir torcedores, atletas, autoridades, imprensa e outros visitantes, pensando justamente na promoção da cultura e da interação entre povos de diversos países.
“Esse projeto é inédito. É a primeira vez que a gente vai ocupar esse espaço dentro da Casa Brasil. Estamos celebrando o ano da Gastronomia Minas Gerais, da cozinha mineira, então teremos, na França, uma apresentação da nossa cozinha mineira”, destacou a secretária adjunta de Comunicação Social, Bárbara Botega, ao Agência Minas.
Culinária
Entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, quem passar pelo Minas Bar, vai poder provar os sabores de ingredientes e produtos típicos como queijos de diferentes regiões mineiras, milho, porco, frango, mandioca, café, torresmo, pão de queijo, fubá cremoso, bomba de goiabada, entre outros pratos.
A gastronomia mineira será apresentada para o mundo pelas mãos do chef Henrique Gilberto, idealizador do cardápio, convidado pela Fartura.
Experiência imersiva
Além da gastronomia, outras experiências serão oferecidas ao público que passar pela Casa Brasil. Uma delas será o Pedale por Minas, que apresenta estrutura com telões de LED e bicicletas, para que os visitantes possam vivenciar a experiência de andar de bicicleta por várias regiões de Minas, passando pelos seus atrativos e pontos turísticos.
Durante a realização dos Jogos Paralímpicos, de 28/8 a 8/9, o destaque será o espaço “Communale Saint-Ouen“, que tem como proposta, garantir uma experiência imersiva adaptada aos visitantes, mostrado Minas como destino acolhedor e inclusivo.
Para aguçar os sentidos, essas estruturas vão funcionar com a reprodução de sons e cheiros típicos das paisagens mineiras, sem impor limites aos sentidos e possibilidades de conexão com a mineiridade.