Projeto “Minas Bar” leva um pedaço de Minas Gerais para as Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024

O espaço espera receber durante a disputa dos jogos, cerca de 80 mil visitantes

Pedacim de Minas em Paris

O Governo de Minas lançou hoje, no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE/UFMG), em Belo Horizonte, com a presença do governador Romeu Zema (Novo), o projeto Minas Bar.

A ideia do projeto é proporcionar uma experiência gastronômica aos que visitarem a estrutura da Casa Brasil, montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Parc la Villete, na capital francesa.

Além das delícias da gastronomia mineira, o espaço vai apresentar aos visitantes destaques da cultura e do turismo em Minas Gerais.

Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG

Vitrine de Minas Gerais

Preparada especialmente para os períodos das Olimpíadas e Paralimíadas de Paris, o Minas Bar, realizado em parceria com a Plataforma Fartura e patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), irá proporcionar durante toda a realização dos jogos, experiências afetivas de Minas Gerais.

“Neste período olímpico, teremos a oportunidade de divulgar aquilo que é tão importante para o mineiro, que é a nossa cozinha. É o momento em que a França estará recebendo milhões de pessoas do mundo todo”, disse o governador ao site Agência Minas.

Segundo Zema, nos 17 dias de competição, são esperadas cerca de 80 mil pessoas, que terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre Minas Gerais, criando no futuro, o interesse desse público em visitar o estado.

Formando um verdadeiro hub turístico, o ponto turístico francês vai reunir torcedores, atletas, autoridades, imprensa e outros visitantes, pensando justamente na promoção da cultura e da interação entre povos de diversos países.

“Esse projeto é inédito. É a primeira vez que a gente vai ocupar esse espaço dentro da Casa Brasil. Estamos celebrando o ano da Gastronomia Minas Gerais, da cozinha mineira, então teremos, na França, uma apresentação da nossa cozinha mineira”, destacou a secretária adjunta de Comunicação Social, Bárbara Botega, ao Agência Minas.

Culinária

Entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, quem passar pelo Minas Bar, vai poder provar os sabores de ingredientes e produtos típicos como queijos de diferentes regiões mineiras, milho, porco, frango, mandioca, café, torresmo, pão de queijo, fubá cremoso, bomba de goiabada, entre outros pratos.

A gastronomia mineira será apresentada para o mundo pelas mãos do chef Henrique Gilberto, idealizador do cardápio, convidado pela Fartura.

Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG

Experiência imersiva

Além da gastronomia, outras experiências serão oferecidas ao público que passar pela Casa Brasil. Uma delas será o Pedale por Minas, que apresenta estrutura com telões de LED e bicicletas, para que os visitantes possam vivenciar a experiência de andar de bicicleta por várias regiões de Minas, passando pelos seus atrativos e pontos turísticos.

Durante a realização dos Jogos Paralímpicos, de 28/8 a 8/9, o destaque será o espaço “Communale Saint-Ouen“, que tem como proposta, garantir uma experiência imersiva adaptada aos visitantes, mostrado Minas como destino acolhedor e inclusivo.

Para aguçar os sentidos, essas estruturas vão funcionar com a reprodução de sons e cheiros típicos das paisagens mineiras, sem impor limites aos sentidos e possibilidades de conexão com a mineiridade.

 

Foto: COB/Divulgação
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.