Diversão e arte
Com a missão de levar música, arte e cultura para os alunos das escolas da rede pública de ensino da região metropolitana de Belo Horizonte, está de volta o projeto “Revelando Sonhos”.
Os músicos Dudu Mendes e Sanráh, levam até as escolas, oficinas que envolvem gravação de áudio e voz, instrumentos reciclados e experimentação musical, estimulando nos alunos uma reflexão sobre a cultura e a formação de identidade, além da mudança de rotina e a opção de novas possibilidades.
O projeto que nasceu em 2015, foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, e hoje, tem patrocínio da Unimed BH. Esse ano, a primeira edição aconteceu na última quarta-feira, dia 15, na Escola Municipal Maria Aracélia Alves, no bairro Itacolomi, em Betim.
Alunos como protagonistas
Esse ano, quatro escolas de Betim, Contagem e Belo Horizonte, serão contempladas com a visita do projeto. Ao todo, cerca de 2000 alunos, entre crianças e adolescentes, vão poder participar da oficina.
Com o passar do tempo, os alunos foram se tornando protagonistas, e nesse ano, isso se tornou uma marca registrada no projeto. Além do aprendizado sobre técnicas e conceitos, o projeto pretende despertar o interesse e o talento dos alunos, que vão participar de todo o processo de criação da música.
O ápice do projeto é alcançado quando os alunos estão no palco, prontos para tocar e cantar a música. É ali que muitos deles decidem se a música vai ser a sua companheira no decorrer da vida, seja como entretenimento ou como profissão.
No palco, os alunos se sentem importantes e são encorajados a seguir seus sonhos. Para Dudu Mendes, isso faz toda a diferença. “A cultura como instrumento de valorização e elevação da autoestima da criança e do adolescente, promove integração e a inserção deles como indivíduos na sociedade”, afirma o músico.
Agenda
O projeto “Revelando Sonhos” visita mais três escolas esse ano. No dia 05 de junho é a vez da Escola Estadual Augusto de Lima, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Dia 12/6 o projeto desembarca na Escola Municipal Frei Rogato, na Colônia Santa Isabel, em Betim, e por fim, na Escola Municipal Maria do Carmo Orechio, no dia 19/6, na cidade de Contagem.