Vida saudável
O projeto Saúde em Foco, idealizado pela Prefeitura de Betim e colocado em prática pela Secretaria Adjunta de Administração, busca promover a saúde e bem-estar dos colaboradores dos restaurantes populares do município e do Hospital Regional.
A iniciativa começou neste mês e vai se estender até dezembro, levando até os colaboradores orientações nutricionais e incentivos às práticas esportivas.
O projeto já está em andamento nas unidades Centro e Teresópolis do Restaurante Popular e na próxima semana, no restaurante do Hospital Público Regional.
Etapas do programa
Serão duas etapas, a primeira será de introdução e engajamento e contempla a apresentação, explicação a respeito dos dez passos da alimentação saudável, a reunião dos nomes interessados em participar, a pesagem com cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e uma análise sobre o consumo de água desses colaboradores.
Também haverá a apresentação de gráficos sobre sobrepeso e obesidade, mostrando os resultados da pesagem. Até o momento já são 48 colaboradores que aceitaram participar.
Na segunda parte do projeto, as orientações serão repassadas por meio de palestras, rodas de conversas, oficinas organizadas pelos nutricionistas dos próprios restaurantes, além da prática de atividades físicas e incentivos à melhores escolhas na alimentação, em forma de desafios.
“Em um ambiente de trabalho, o bem-estar físico e mental é essencial para a qualidade de vida do colaborador, que, a partir de hábitos saudáveis, aumentará sua disposição e qualidade de vida. A expectativa é ampliar o projeto para toda a prefeitura, com ações para os servidores”, explica a secretária-adjunta de Administração, Marinésia Dias da Costa Makatsuru.
Temas
Os temas abordados falarão sobre a relação entre alimentos e preços, a importância de se fracionar as refeições, a importância da ingestão de água e fibras, qual a diferença entre os produtos light, diet e normais, e também sobre como entender o que vem escrito no rótulo dos produtos.
Os colaboradores serão incentivados a elaborar para si uma receita de alimentação saudável.
O projeto será concluído em dezembro, onde será realizada uma nova pesagem dos participantes, será feita a comparação dos gráficos feitos na primeira etapa no início do programa, e por último, a premiação dos dois participantes que apresentarem a maior perda de peso ao longo do projeto.
“As unidades dos restaurantes do Centro e Teresópolis, incluindo a do Regional, oferecem refeições nutritivas, balanceadas e de qualidade, diariamente. Com a iniciativa, inspirada em um projeto desenvolvido no município de Contagem, queremos estimular os hábitos saudáveis também entre os colaboradores, motivando a equipe a cuidar de si para que também possa cuidar do próximo”, afirma a gerente administrativa do Restaurante Popular, Renata Batista.