Alerta sobre lives fraudulentas
A Receita Federal emitiu um alerta sobre a ocorrência de transmissões (lives) fraudulentas, que simulam leilões de mercadorias apreendidas, realizadas em plataformas de compartilhamento de vídeos na internet.Esses golpes geralmente acontecem um ou dois dias antes das sessões públicas dos leilões oficiais da Receita Federal, utilizando indevidamente o nome da instituição e vendendo lotes falsos de mercadorias.
As vítimas desses golpes pagam pelas supostas aquisições e, posteriormente, entram em contato com a Receita Federal para saber como retirar os lotes arrematados.
A Receita esclarece que a participação em seus leilões eletrônicos, tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, é feita exclusivamente através do serviço “Sistema de Leilão Eletrônico”, acessado pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) mediante uso de identidades digitais da conta GOV.BR com nível de confiabilidade Prata ou Ouro.
Procedimentos legítimos
O pagamento das mercadorias arrematadas em leilões da Receita Federal é realizado exclusivamente via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), e nunca por meio de depósitos ou transferências para contas de terceiros.
Para informações sobre como participar dos leilões, os interessados devem acessar a página oficial sobre leilões no site da Receita Federal.
Qualquer outra página na internet que utilize as marcas da Receita Federal e trate de leilões, fora dos canais oficiais, é falsa e pode lesar os interessados. Fique atento e sempre verifique a autenticidade das informações nos canais oficiais da Receita Federal.