Saiba como destinar parte do imposto de renda para instituições solidárias e fazer a diferença na vida de quem mais precisa

Ações solidárias espalham amor e esperança, transformando vidas de crianças em situação de vulnerabilidade social no natal

Shopping Partage Betim abraça a instituições em uma rede de solidariedade.

Ações solidárias espalham amor e esperança, transformando vidas de crianças em situação de vulnerabilidade social no natal. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, 7,3 milhões de pessoas realizaram trabalhos voluntários no Brasil.

O espírito natalino, marcado pela troca de presentes e encontros familiares, também desperta o lado solidário das pessoas. Durante essa época, é comum observar uma mobilização para ajudar a quem precisa, seja por meio de doações, campanhas ou apadrinhamento de crianças e idosos. Para espalhar este espírito e contribuir com um Natal feliz para cada vez mais pessoas, empresas e lojistas também se reúnem nesta época e promovem campanhas que abraçam as instituições em uma rede de solidariedade.

O Shopping Partage Betim, é um destes exemplos. O mall abraça essa causa há mais de uma década, contribuindo para transformar o Natal de milhares de crianças. Neste ano, uma grande árvore de Natal com tags que contêm os nomes e idades dos alunos do Centro de Apoio Educacional (CAER) do Instituto Ramacrisna.

Foto: Antenados Produtora
Instituto Ramacrisna

A importância das empresas se engajarem

Os visitantes são convidados a apadrinhar uma criança, escolhendo uma tag, comprando um presente e deixando-o em uma caixa ao lado da árvore. A ação beneficia diret

Saiba como destinar parte do imposto de renda para instituições solidárias e fazer a diferença na vida de quem mais precisa

amente as crianças e estimula a solidariedade entre os frequentadores do shopping.

Débora Miranda, coordenadora de marketing do Shopping Partage Betim, destaca o impacto dessa campanha.

“A ação de apadrinhamento do Partage Betim é feita desde 2013, quando o shopping foi inaugurado, e todo ano uma instituição diferente da cidade é selecionada. Apesar de ser uma ação aberta ao público, sinto que o envolvimento da equipe das lojas é ainda maior. Os funcionários se engajam, abraçam a campanha e nos auxiliam a alcançar a adesão de 100% das cartinhas. ” Explica.

Ela destaca a importância das empresas se engajarem e adotarem cada vez mais ações como esta.

“É de suma importância que mais empresas façam ações similares. Somos um portal poderoso na transformação da vida das pessoas, não apenas no setor econômico, mas também no viés social. O lema da Partage é transformar cidades e pessoas”, finaliza.

Foto: Antenados Produtora
Instituto Ramacrisna

Um Exemplo de Dedicação Solidária

Ricardo Augusto Santana, funcionário do shopping Partage há 14 anos, é um exemplo de como ações solidárias podem inspirar mudanças.

“Desde 2014 participo dessa ação que sempre emociona. Comprar presentes para as crianças e, no dia da entrega, conhece-la e ver o brilho nos olhos junto com a surpresa do presente é muito emocionante. Cada um de nós, se fizermos um pouco, somaríamos para momentos melhores. Essas ações são momentos de pura alegria para quem dá e quem recebe. ”, relata.

Ricardo reforça que o verdadeiro espírito do Natal está em gestos simples, mas poderosos.

“Participem. Apadrinhem uma criança. Não é o valor do presente que faz a diferença, mas a alegria de proporcionar um momento inesquecível. ”, finalizou.

Faça o bem com seu o imposto de renda

Há outras formas de praticar a solidariedade nesta época do ano, uma delas é através da destinação de parte do Imposto de Renda devido por pessoas jurídicas para instituições como o Instituto Ramacrisna.

Empresas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1% do IR devido ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) até o dia 31 de dezembro, sem custo adicional. Essa iniciativa permite direcionar recursos para projetos que mudam vidas, alinhando responsabilidade social aos valores corporativos, impactando diretamente a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A destinação de parte do Imposto de Renda é segura, não interfere em outras deduções fiscais e é regulamentada pela Receita Federal, garantindo total segurança no processo. É um gesto simples que gera benefícios reais e reforça seu compromisso social.

No Instituto Ramacrisna, essas doações têm ajudado a manter projetos como o Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), um dos projetos beneficiados FDCA e que apresenta um Retorno Social sobre Investimento (SROI) de 3,62. Isso significa que cada R$ 1,00 doado ao projeto ele se transforma em R$ 3,62 em benefícios para as crianças atendidas.

Foto: Antenados Produtora
Instituto Ramacrisna

Conheça os Projetos Contemplados em 2024

Este ano, as doações serão destinadas aos projetos “Meu Cordel” e “Isso é Coisa de Criança”, que incentivam a leitura. O primeiro estimula a criatividade por meio da linguagem poética e rimas, enquanto o segundo distribui malas de leitura com livros infantojuvenis para creches de Betim.

“Destinar parte do Imposto de Renda para fundos como o FDCA é mais do que uma estratégia de responsabilidade fiscal; é um ato de cidadania. As empresas que escolhem investir em organizações como o Instituto Ramacrisna estão ajudando a mudar vidas e fortalecer comunidades”, destaca Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto.

Para saber mais, entre em contato com o Instituto Ramacrisna através do site e faça parte dessa corrente de solidariedade. 

Leandro Silva: Natural de Belo Horizonte, fundou o site Betan City em fevereiro de 2024. Empresário e estudante de tecnologia.