Santuário Basílica da Piedade será palco de espetáculo de ópera

Dividido em quatro atos, espetáculo retrata a passagem bíblica do cativeiro hebreu na Babilônia

Ópera no Santuário

Situado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na cidade de Caeté, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, servirá de palco para a apresentação de um espetáculo de ópera.

A Ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi, da Fundação Clóvis Salgado, está em cartaz em uma pequena temporada no Palácio das Artes, com ingressos esgotados.

Aqueles que não conseguiram ingressos para assistir ao espetáculo em Belo Horizonte, terão uma oportunidade única, no próximo domingo, dia 13, de assistir ao espetáculo no topo da Serra da Piedade.

Espetáculo

O espetáculo tem como tema a passagem bíblica do cativeiro hebreu na Babilônia, dividida em quatro atos, onde oito personagens inspirados na situação do povo italiano, ainda sob domínio austríaco, realizam uma associação entre os hebreus escravizados e os italianos subjugados.

No próximo domingo, os peregrinos que visitarem o santuário, poderão ver de perto, em um lugar mágico, a apresentação de uma ópera.

Para Samuel Fidelis, pró-reitor do Santuário, a apresentação será uma experiência indescritível.

“O fiel poderá observar a relação entre o Monte Sião, da obra de Giuseppe Verdi, e a montanha sagrada da Serra da Piedade”.

Para assistir à Ópera Nabucco, o interessado deverá agendar a visita no site do Santuário da Mãe Piedade. O espetáculo terá transmissão ao vivo no perfil oficial do Santuário no Instagram.

Foto: Paulo Lacerda/FCS/Divulgação

História

Segundo a arquidiocese de Belo Horizonte, o Santuário da Serra da Piedade recebe peregrinos há mais de 250 anos, uma tradição que se iniciou no século XVIII, depois que uma jovem surda-muda começou a falar e a ouvir, após testemunhar a aparição de MariaMãe de Jesusno topo da Serra.

Após o relato da jovem se espalhar, começou a ser escrita a história do Santuário e deu início as peregrinações.

Já no século XX, toda a devoção destinada à Nossa Senhora da Piedade em Minas Gerais, fez com que o Vaticano a reconhecesse como a padroeira do Estado.

A solenidade de consagração de Minas Gerais à sua padroeira foi celebrada em 31 de julho de 1960, com uma grande festa na Praça da Liberdade.

Foto: Fundação Clóvis Salgado/Divulgação

Serviço:

Ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi

Data: domingo, dia 13

Horário: 11h

Local: Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Alto da Serra da Piedade, s/n – Zona Rural de Caeté

Mais informações: (31) 3652-3600

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.