Sede do Centro Pop volta a oferecer o serviço depois de reforma

Atualmente o atendimento era realizado em um imóvel alugado no centro da cidade

De casa reformada

Na próxima quarta-feira, dia 26, os serviços do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, estarão de volta a antiga sede, que passou por uma reforma realizada pela Prefeitura de Betim.

Localizado na Avenida Brasil, n.º 60, no bairro Jardim Casa Branca, o espaço foi totalmente revitalizado e será entregue aos profissionais e usuários em uma solenidade a partir das 16h.

O Centro Pop tem atendido atualmente em um imóvel alugado no centro da cidade, na rua Romualda Augusta de Melo, n.º 267. O atendimento ao público na nova sede terá início na quinta-feira, dia 27, a partir das 7h.

Foto: Prefeitura de Betim

Sede reformada

As instalações que passaram pele reforma contam com três salas de atendimento, uma sala administrativa, outra sala de coordenação, espaços para uso coletivo e realização de oficinas, cozinha, cinco banheiros, rampa de acessibilidade e área de serviço.

A unidade não oferece espaços de dormitório, porém, as pessoas em situação de rua, migrantes e trecheiros que estão de passagens por Betim, tem outros serviços à disposição.

Os usuários podem tomar café da manhã, fazer sua higiene pessoal, lavar roupas e receber atendimentos técnicos de assistentes sociais, psicólogos e advogados. Também é possível solicitar encaminhamentos para documentação civil e a obtenção do Cad Pop, um documento que identifica o cidadão em situação de rua e lhe garante alimentação gratuita nos restaurantes populares da cidade, além de acolhimento nos equipamentos públicos.

Foto: Prefeitura de Betim

Outros serviços oferecidos

O Centro Pop oferece também o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), que desenvolve trabalhos diurnos de busca ativa, dentre outras ações, as pessoas em situação de rua em todas as regiões da cidade. Tais trabalhos são realizados à noite, uma vez por semana.

Importante lembrar que o Centro Pop compre o artigo 5º da Constituição Federal e não retira compulsoriamente pessoas de espaços públicos como ruas, calçadas e praças, fazendo valer o direito de livre locomoção dos indivíduos.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.