Sedese oferece curso gratuito para amplia inclusão de Pessoas com Deficiência em atividades esportivas nas escolas

Capacitação visa preparar professores de educação física para inclusão de estudantes com deficiência

Práticas corporais inclusivas nas escolas

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro para o curso piloto “Práticas Corporais para Pessoas com Deficiência na Escola: Direitos e Possibilidades”.

O curso tem como objetivo capacitar professores de educação física para promover a prática de modalidades paradesportivas nas escolas, contribuindo para a inclusão efetiva de estudantes com deficiência.

O curso é uma iniciativa desenvolvida em parceria entre o Observatório do Esporte de Minas Gerais, coordenado pela Sedese, e a Associação Mineira do Paradesporto (AMP). A capacitação pretende preparar os profissionais da educação física para abordar a diversidade de estudantes em suas aulas, garantindo que todos tenham a oportunidade de participar das atividades esportivas de forma inclusiva.

Foto: Rodrigo Nunes – ASCOM/MS

Estrutura do curso e importância da inclusão

O conteúdo do curso será oferecido através da plataforma Moodle no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola Virtual do Observatório do Esporte (EVOE). O curso é totalmente online, gratuito e autoinstrucional, com carga horária de 60 horas e prazo de conclusão de 30 dias.

O curso está dividido em quatro módulos que cobrem desde os aspectos históricos e legais das pessoas com deficiência no Brasil até estratégias práticas para a inclusão de estudantes com deficiência nas aulas de educação física.

Um dos módulos, por exemplo, discute as barreiras e os facilitadores para a prática paradesportiva inclusiva, oferecendo aos professores ferramentas para adaptar as atividades às necessidades de cada aluno.

Essa capacitação representa uma oportunidade para os professores de educação física se tornarem agentes de transformação no ambiente escolar, promovendo um espaço mais inclusivo e acessível para todos os estudantes, incluindo aqueles com deficiência.

Serviço

Leandro Silva: Natural de Belo Horizonte, fundou o site Betan City em fevereiro de 2024. Empresário e estudante de tecnologia.