Cuidando dos amigos de quatro patas
Nos quase quatro anos de trabalho da Superintendência de Proteção Animal (Sepa), mais de 25 mil animais, entre gatos e cães, já foram castrados de forma gratuita.
A ação é apenas um dos serviços oferecidos pela Sepa, que atende aos tutores de pets, moradores de Betim de baixa renda, bem como aos protetores de animais.
Implantado em 2018 pela atual gestão, o projeto se tornou referência em Minas Gerais no atendimento e no cuidado de animais resgatados pelas ruas da cidade.
Sede Sepa
A sede do órgão funciona no antigo parque de exposições, e tem uma ampla estrutura totalmente adaptada para receber animais de pequeno, médio e grande porte.
São mais de 300 animais abrigados, resgatados em situações de maus-tratos, abandono ou doença. Com as instalações lotadas e sem condições de receber mais animais, a Sepa promove, em parceria com entidades e empresas, ações de adoção.
Outros trabalhos
Para atendimentos mais complexos, a Sepa tem parcerias com hospitais veterinários, e para fiscalização de maus-tratos e abandono de animais, parceria junto aos órgãos como Ministério Público, Polícia Militar Ambiental e Guarda Municipal.
Em maio, em uma única ocorrência de maus-tratos no bairro Nova Baden, 29 animais foram encaminhados para a sede da Sepa para receberem os devidos atendimentos.
Roberta Cabral, superintendente do órgão, destaca que o alto índice de castrações, ajuda não somente no controle de cães e gatos pelas ruas, como também na saúde integrada entre humanos e animais.
“Esse é um resultado muito importante para nós. Quando a superintendência foi criada, o controle animal era uma preocupação e, de lá para cá, aumentamos cada vez mais esse trabalho”, afirma.
Os números
O número de castrações teve um aumento de 122%. Em 2020, foram 2.306, já em 2024, o número chegou a 5.123. A chegada do Castramóvel foi um dos fatores que permitiram esse êxito. O veículo é adaptado para fazer as cirurgias e percorre a cidade atendendo os moradores em todas as regiões.
Crime
A Lei Federal 14.064/2020, a Lei Sansão, de autoria do deputado federal Fred Costa (PRD), foi criada para ajudar entidades como a Sepa a combater os maus-tratos contra animais. A pena para quem comete o crime contra cães e gatos, que era de dois anos, agora é de cinco anos de reclusão.
Denúncias pode ser feitas através do WhatsApp (31) 99830-2954, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.