Setor cultural discute destino de verbas para o próximo ano

Agentes culturais locais são convidados a participar

Foto: PMB/Divulgação

Diálogo aberto entre artistas e prefeitura

A Secretaria Municipal de Arte e Cultura da Prefeitura de Betim, promove a partir de hoje, terça-feira, uma iniciativa para a participação de agentes culturais da cidade na elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR)

Por meio de um formulário eletrônico, uma consulta pública será feita visando escolher as estratégias para a aplicação dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) para o próximo ano.

A iniciativa também pretende fomentar a discussão e participação da comunidade artística e cultural na produção do edital de 2025.

Interessados em participar


Os interessados podem contribuir com propostas e sugestões para a aplicação dos recursos da PNAB. Para isso, é necessário preencher o formulário eletrônico disponível no link.

A Secretaria Municipal de Arte e Cultura informa que a inscrição pode ser feita até o dia 15 de maio.

É fundamental que a comunidade artística e cultural tenha voz nesse processo, contribuindo com suas ideias e sugestões para garantir que esses recursos sejam utilizados de maneira eficiente e em consonância com as necessidades do nosso cenário cultural. Estamos comprometidos em criar um ambiente de diálogo aberto e transparente, e convido a todos os interessados a participarem dessa importante etapa”, informa a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.

PAAR

O objetivo do PAAR, segundo as informações do Ministério da Cultura, é a alocação eficaz dos recursos captados pela implementação da Política Nacional Aldir Blanc. A lei preconiza que os recursos sejam distribuídos por meio dos órgãos gestores locais, mediante processos seletivos, como chamamentos públicos e editais.

A Lei emergencial Aldir Blanc, foi criada para dar suporte aos agentes do setor cultural durante pandemia da Covid-19.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.