Sistema que facilita pagamento de IPVA é lançado pelo Governo de Minas

O pagamento via pix e através da DAE, ainda podem ser feitos normalmente

Praticidade e agilidade

O Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Fazenda, lançou nesta quinta-feira, dia 5, uma ferramenta para facilitar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Os motoristas poderão acessar o IPVA Digital diretamente no site da Fazenda, onde serão necessários menos cliques para alcançar a área de pagamento do IPVA e da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV).

Todos os débitos relacionados ao veículo poderão ser consultados após o motorista digitar os números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em uma única tela, trazendo mais transparência e facilidade na navegabilidade, além de permitir a visualização e emissão dos comprovantes de pagamentos do IPVA e TRLAV.

Sistema interligado

Todo o sistema está conectado diretamente à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), antigo Detran, que faz em tempo real a atualização das condições e pendências tributárias.

O pagamento usando a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que é a guia de recolhimento, ou o pagamento via Pix, continuam sendo possíveis.

“Agora facilitou. Como tenho dois veículos, eu ficava muito tempo no site para conseguir pagar os IPVAs e as taxas de Licenciamento. Para cada item era uma busca diferente”. Relatou o servidor público Max William, em entrevista à Agência Minas.

Foto: SEF-MG/Divulgação

Dados reunidos por CPF

O IPVA Digital traz também outra novidade, que será a possibilidade de reunir em um único espaço, todos os tributos relacionados aos veículos que estejam vinculados ao mesmo CPF.

O proprietário de mais de um veículo não vai mais precisar emitir as guias de pagamento de forma individual. Inicialmente, a consulta será limitada para até dez veículos.

Ao acessar o site da Fazenda, o cidadão vai poder autenticar seu CPF através do aplicativo gov.br, onde terá acesso a todos os extratos de débitos, situação e histórico dos veículos que estejam registrados em seu nome, sempre em uma visualização simplificada e em única tela.

Modernização

Osvaldo Scavazza, subsecretário da Receita Estadual, destaca o esforço que a Secretaria da Fazenda vem fazendo sistematicamente na busca de inovação, e de facilitar a vida dos mineiros, tornando mais acessíveis os serviços prestados pelo Estado.

“Antes, o proprietário tinha que procurar o débito por ano e clicar em cada item para gerar a solicitação de pagamento. Agora, conseguirá visualizar em uma mesma tela todos os extratos dos débitos do ano vigente e dos períodos anteriores e escolher quais quitar, gerando apenas uma guia de arrecadação. O contribuinte resolverá as suas pendências em poucos cliques”, explica o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, à Agência Minas.

Foto: Detran RJ/Divulgação

Scavazza informa ainda que essa é apenas a primeira etapa do projeto IPVA Digital.

“Em breve, serão incorporadas novas funcionalidades para melhorar ainda mais esse sistema que atende a milhões de proprietários de veículos no estado de Minas Gerais”, enfatiza.

Essa primeira versão do IPVA Digital contempla as pessoas físicas. Em um segundo momento, será estendida também às pessoas jurídicas.

Facilidade

Com um carro e uma motocicleta registrados em seu nome, Max William acredita que um site intuitivo e de fácil navegação, trará bastante conforto e comodidade, fazendo diminuir as chances de erros durante o processo de pagamento.

“Às vezes, as buscas complicadas nos sites nos levam a erros. Se deixarmos passar um débito em aberto, por exemplo, a gente fica devendo o imposto e nem se dá conta. O site tem que ser de fácil navegabilidade, intuitivo, funcional para todos e não somente a quem tem facilidade com as tecnologias. Já tive experiência de pensar ‘só quero pagar o que devo’, mas nem sempre era fácil chegar ao final com poucos cliques. Acredito que o serviço público também tem que acompanhar as modernidades. Isso traz benefícios para nós e para o governo”, acrescentou Max.

Foto: SEF-MG/Divulgação

CRLV 2024

Vale lembrar que em Minas Gerais, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2024 começou a ser exigido a partir deste mês. Para obter o documento, o proprietário precisa estar em dia com todos os débitos relacionados ao veículo, como o IPVA, a TRLAV e eventuais multas.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.