Sítio Poções e Senhora de Fátima receberão obras de um novo complexo viário

Toda a obra será custeada com recursos da administração municipal

Mais obras pela cidade

Foi oficializado hoje, dia 11, o início da elaboração dos projetos executivos das obras de mobilidade urbana e retificação do rio Betim, que vão formar um novo complexo viário ligando a região Norte, pelo bairro Sítio Poções a região Alterosas, pelo bairro Senhora de Fátima.

A medida foi tomada após o processo licitatório ser concluído e da assinatura do contrato com o Consórcio Sítio Poções, criado para a realização das obras.

O objetivo é evitar as enchentes no encontro do Rio Betim com o Córrego Estiva, que passa pela avenida Cordiline, além das melhorias de infraestrutura e mobilidade urbana.

As obras

Estão previstos em projeto, a construção de uma ponte e um minitúnel, para fazer a transposição do rio, que vai ocorrer em dois trechos, dando continuidade à rua Pau Brasil até a rua Tocantins, fazendo a ligação entre os bairros Vila das Flores e Senhora de Fátima.

Também estão previstos a extensão da avenida sanitária Cordiline, no sentido Centro, chegando até a avenida Edmeia Mattos Lazzarotti.

Serão mais de R$ 18 milhões dos recursos municipais investidos nas obras, que serão fiscalizadas e supervisionadas pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).

Foto: Prefeitura de Betim

Obra aguardada

Outra obra aguardada pela população será a ponte sobre o novo canal que será aberto na rua Pau Brasil, por onde o rio Betim será desviado, enquanto a área do curso atual será aterrada.

Essa intervenção vai possibilitar a extensão da via em um novo traçado, até o encontro com a rua Tocantins.

Fase seguinte

Em um segundo momento, o trabalho será a interligação da avenida Cordiline à avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, no sentido Centro da cidade.

Com a transposição do rio Betim, a Matinha do Ingá, no bairro Bueno Franco, vai realocar o encontro com o Córrego Estiva. Completando a retificação do rio Betim, outro minitúnel será construído sob a avenida Edmeia Lazzarotti, fazendo com que o fluxo de água escoe para o parque.

Depois dessa etapa ser concluída, será possível fazer a extensão da avenida Cordiline no sentido Centro, concluindo o encontro da via com a avenida Edmeia Lazzarotti, próximo do acesso ao bairro Sítio Poções.

Todo o projeto também vai receber novos projetos de iluminação pública e sinalização.

“Estamos muito felizes em anunciar que vamos executar obras tão aguardadas pelos moradores dessas regiões.  São intervenções que proporcionarão uma grande integração entre as regiões Norte e Alterosas, conectando   importantes corredores viários, como a avenida Cordiline à Edmeia Lazzarotti, e à rua Tocantins e a avenida Flamboyant, que serão os principais acessos da Via Icaivera à região central de Betim. São obras de grande complexidade, considerando estudos hidrológicos e o histórico de inundações nessa região, mas que possibilitarão grande desenvolvimento, com mais infraestrutura e mobilidade urbana”, ressalta o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite, ao site da prefeitura.

Foto: Prefeitura de Betim
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.