Apoio ao Rio Grande do Sul
A Prefeitura de Betim enviou ontem, dia 24, outro reforço técnico para participar do auxílio nas ações de reparação dos efeitos decorrentes da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul, no fim do mês de abril.
Partindo de Brasília, em uma aeronave do governo federal, a superintendente municipal da Defesa Civil, Suellen Reis, vai se unir ao Grupo de Apoio a Desastres (Gade), vinculado à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
A equipe técnica multidisciplinar é composta por 45 profissionais que serão responsáveis por desenvolver atividades de gestão do desastre e na implementação de planos de recuperação das áreas afetadas.
Missão de reconstruir
A superintendente vai compor a equipe da Coordenadoria de Habitação do Governo Federal, gerenciando parte da equipe responsável pelo levantamento detalhado das moradias afetadas pelas chuvas.
“Vamos auxiliar os municípios na elaboração do plano de trabalho que busca angariar recursos federais para possibilitar a reconstrução das edificações afetadas. Nosso objetivo é elaborar um plano assertivo para que a obtenção dessa verba ocorra da forma mais célere possível, garantindo assim a reconstrução dessas moradias também da forma mais ágil possível”, explica a superintendente de Defesa Civil de Betim, Suellen Reis, ao site da Prefeitura.
A medida chega pouco tempo depois da participação de outras duas profissionais da superintendência nos trabalhos realizados na recuperação do estado do Rio Grande do Sul, a engenheira civil Cléria Aparecida Moreira e da geóloga Priscila Stefany, disponibilizadas pela Prefeitura de Betim para ajudar na avaliação dos locais onde ocorreram deslizamentos de terra e também no levantamento dos danos provocados pelas inundações. As duas já retornaram para Betim.