Suspeito de ameaçar deputadas mineiras é preso em Pernambuco

Força-tarefa uniu Ministério Público e as polícias Militar e Civil

Crime contra deputadas

Foi preso na manhã de hoje, na cidade de Olinda, Região Metropolitana de Pernambuco, o principal suspeito de ameaçar de morte e estupro as deputadas mineiras Lohanna França (PV), Bella Gonçalves (Psol) e Beatriz Cerqueira (PT).

O homem é apontado como o principal responsável não só pelos crimes contras as deputadas, mas também por coagir adolescentes a se automutilarem e a lhe enviarem fotos nuas.

O suspeito era participante ativo em fóruns do submundo da internet, onde usava os apelidos de “Leon” e “Grow” para cometer os crimes.

Foto: ALMG/Divulgação

A prisão

A prisão aconteceu no andamento da terceira fase da Operação Di@na, que foi deflagrada no mês de agosto do ano passado em uma força tarefa que uniu Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Civil e Polícia Militar.

No ano passado, em outras duas fases da operação, foram apreendidos uma grande quantidade de material em vários locais do estado.

Durante as investigações, descobriu-se que as ameaças foram planejadas e executadas em fóruns e grupos na internet denominados “chans”. Nesses locais, é comum que os integrantes preguem a violência, pedofilia, e necrofilia, usando imagens de estupros, assassinatos, mutilações e conteúdo de abuso e pornografia infantil.

A força-tarefa, com a autorização da Justiça, apreendeu em fases anteriores da operação, na casa de outros suspeitos, computadores com informações que foram fundamentais para as investigações. Outros integrantes do “chan” também já foram identificados.

Foto: MPMG/Divulgação

A fase de hoje

Após a identificação de contas de redes sociais utilizadas por “Leon/Grow”, a ação foi desencadeada pelas forças de segurança de MG. A partir daí, foi possível saber sua localização, fazendo cumprir a prisão preventiva e a preensão de computadores, telefones e pen drives, que continham uma grande quantidade de material referente ao caso.

O suspeito continua em Pernambuco, mas uma determinação judicial, será transferido para o sistema prisional de Minas Gerais, onde irá responder ao processo.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.