Transferência digital de veículos começa a valer em todo o estado de Minas Gerais

A implantação do serviço elimina a burocracia do procedimento

Prático e ágil

A compra ou venda de um carro usado em Minas poderá ser feita apenas pela internet.

A partir de agora, a transferência digital de veículos está disponível para todos os municípios do estado, a partir da última terça-feira, dia 26.

Utilizada anteriormente como teste na cidade de Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado, a funcionalidade, a princípio, estará disponível apenas para pessoas físicas.

Quem pode fazer

A transferência digital poderá ser feita por proprietários de veículos com Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e) com emissão a partir de 2021.

O comprador do veículo e o vendedor devem acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) com o mesmo cadastro utilizado no portal Gov.br, nos níveis prata ou ouro. Toda a garantia do processo é assegurada por meio de autenticação on-line.

Segundo o Governo de Minas, a medida mostra um avanço, já que elimina intermediários, o reconhecimento de firma em cartório e a visita a uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

Vistoria mantida

A partir da transferência digital, o vendedor formaliza a transação no ato da venda do veículo, e as informações são registradas no mesmo instante em todas as bases estaduais.

Cabe ao comprador apenas levar o veículo para realizar a vistoria, para que após a inspeção, a transferência de propriedade seja concretizada.

O processo é todo monitorado pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG).

No começo de sua utilização, a expectativa é que a ferramenta, desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge), seja usada em cerca de 30% das transferências de veículos realizadas todos os dias no Estado.

Foto: Imprensa MG
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.