TRE-MG começa a distribuir urnas que serão usadas nas Eleições 2024

Os 95 caminhões dos Correios vão percorrer 71 mil quilômetros por todo o estado

Preparativos para Eleições 2024

Faltando dois meses para as Eleições Municipais de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), já começou a distribuição das quase 50 mil urnas eletrônicas que serão usadas no pleito.

Essa é uma etapa importante na organização das Eleições, que começou no dia 1 de agosto e segue até o dia 30 deste mês.

São pelo menos 30 pessoas trabalhando diariamente no carregamento de 95 caminhões, que vão percorrer, ao todo, 71 mil quilômetros pelo território mineiro, partindo do Centro de Apoio do TER-MG, em Belo Horizonte.

Via Correios

Neste ano, os Correios serão responsáveis pelo transporte das urnas eletrônicas. Para garantir a segurança no transporte dos equipamentos, os caminhões são trancados, lacrados e equipados com rastreadores, além de terem todo seu deslocamento monitorado pela Polícia Militar Rodoviária e pela Polícia Rodoviária Federal.

Toda logística é pensada e planejada, tem as questões particulares de cada município, como, por exemplo, Ouro Preto. A gente só pode entrar com caminhão pequeno, por restrições locais das cidades históricas, explica Rodrigo Melo, coordenador de controle patrimonial do TER-MG, para o site da instituição.

Ao chegara a cidade de destino, o caminhão segue para a agência local dos Correios, onde os funcionários serão mobilizados para descarregar e armazenar as urnas.

O equipamento fica armazenado em um local definido pelo chefe de cartório e pelo juiz de cada zona eleitoral. É importante assegurar que todos esses locais contam com vigilância da Polícia Militar.

Foto: TRE-MG/Divulgação

Depósito de urnas

As mais de 54 mil urnas usadas pelo TER-MG ficam armazenadas em um galpão na capital mineira. Sempre antes de cada eleição, as urnas usadas nas cidades do interior do estado são enviadas para as sedes de 282 zonas eleitorais, que compreendem os 851 municípios de Minas Gerais.

Os únicos equipamentos que permanecem guardados no Centro de Apoio do TER-MG, são os de Belo Horizonte e de Contagem.

Foto: TRE-MG/ Divulgação
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.