Conexão gratuita nas UAIs
Os espaços de atendimento ao cidadão, promovido pelas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), serão ampliados e passarão a contar com uma “Praça Digital”.
O local foi pensado para que fosse oferecido aos usuários acesso à internet e conexão Wi-Fi gratuitos.
Até o momento, das 50 UAIs em funcionamento em Minas, 40 unidades já foram adaptadas para o serviço, três delas na capital (Barreiro, Praça Sete e Venda Nova), nas unidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e em outras 32 unidades espalhadas pelo interior do estado. Aos poucos, todas as unidades serão equipadas com o serviço.
Praça Digital
A “Praça Digital“ vai permitir que os cidadãos utilizem os computadores conectados à internet para realizar os serviços prestados nas UAIs. O usuário vai poder acessar e-mails, realizar pesquisas, editar arquivos on-line, entre outras finalidades.
Todos os equipamentos estão configurados com uma página exclusiva para o espaço, com acesso restrito a redes sociais e jogos.
Para Camila Neves, secretária de Estado de Planejamento e Gestão, essas praças são verdadeiros centros de cidadania digital. O espaço garante acesso à prestação de serviços públicos, por meio de plataformas que possibilitam também a inclusão digital do cidadão.
Como usar
Para fazer uso do espaço, não é preciso fazer agendamento prévio. Um funcionário treinado estará à disposição do cidadão durante a utilização dos terminais.
A diretora da Central de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado da Seplag-MG, Marina Kleinhappel, destaca que em breve o espaço será disponibilizado em todas as UAIs que ainda não contam com o serviço.
“Essas melhorias irão permitir que o cidadão resolva suas demandas dentro das unidades, de forma prática e acessível”, afirma Marina, ao site Agência Minas.
UAIs
As 50 UAIs estão distribuídas em todas as regiões de Minas Gerais. Nelas, o cidadão tem a sua disposição mais de 250 serviços públicos, como emissão de documentos, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão-de-obra, serviços de trânsito voltados para habilitação e veículos, recuperação do acesso à conta gov.br, dentre outros.
Para estes serviços, os atendimentos são realizados apenas com agendamento prévio, que pode ser feito nos canais oficiais do Governo de Minas, site do Trânsito-MG, Portal MG e aplicativo MG App. Esses canais também oferecem diversos serviços em formato digital, dispensando a necessidade de comparecer presencialmente à unidade de atendimento.