As propostas
Durante as entrevistas exclusivas para o portal Betan City, os candidatos à Prefeitura de Betim responderam, no tempo de um minuto, à pergunta sobre suas propostas para promover a cultura e o lazer na cidade. Eles destacaram ideias para revitalizar o cenário cultural e ampliar as opções de entretenimento para a população.
Confira abaixo os principais pontos levantados por cada candidato.
Os vídeos das entrevistas podem ser assistidos no Instagram do Betan City.
Heron Guimarães (União Brasil)
Heron Guimarães destacou a importância de tratar a cultura como política pública e propôs uma série de incentivos para artistas e produtores locais. Entre suas principais propostas estão:
Fomento a projetos culturais: incentivar artistas e produtores locais a desenvolverem projetos, com o apoio direto da Secretaria de Cultura.
Aproveitamento de leis de incentivo: ensinar os artistas a acessar créditos das leis de incentivo, como a Lei Rouanet, ICMS Cultural, Aldir Blanc e outras, que poderiam captar entre 30 e 40 milhões de reais para Betim.
Cultura popular: valorizar a cultura popular, oferecendo entretenimento gratuito não apenas no centro, mas em todas as dez regionais da cidade.
Pedro Betinense (Mobiliza)
Pedro Betinense criticou a falta de políticas culturais em Betim e defendeu a recuperação de espaços culturais e a criação de novas opções de lazer. Entre suas principais propostas estão:
Recuperação de espaços culturais: revitalizar locais como o Frei Chico e o Cine Glória, além de outros espaços culturais abandonados, segundo o candidato.
Incentivo ao lazer local: proporcionar mais opções de lazer para que os moradores possam aproveitar Betim, sem necessidade de se deslocar para Belo Horizonte.
Orgulho local: resgatar o orgulho de ser betinense por meio de uma cultura fortalecida e acessível.
Vinícius Resende (Partido Verde)
Dr. Vinícius Resende apresentou propostas para melhorar a infraestrutura cultural da cidade e retomar eventos tradicionais. Entre suas principais propostas estão:
Reabertura dos centros culturais (CPCs): reabrir todos os CPCs da cidade e ampliar esses serviços para mais regiões de Betim.
Resgate de festas tradicionais: promover a volta de eventos tradicionais como a Feira da Paz, Betim Rural e Expo Cristã, além de incentivar festas regionais nos bairros.
Zulu, José Augusto Bernardes (PCB)
Zulu enfatizou a valorização da cultura local, principalmente as periféricas e de comunidades, e o papel dos centros culturais. Entre suas principais propostas estão:
Reativação dos centros culturais: resgatar centros de cultura que estão fechados, segundo o candidato, como o Frei Estanislau, para promover o desenvolvimento de talentos locais.
Valorização da diversidade cultural: aproveitar a riqueza cultural de Betim, que é formada por uma população de diversas regiões do país, como o Norte de Minas, para fortalecer as tradições locais.
Acompanhe o portal Betan City para mais informações sobre as propostas dos candidatos e fique por dentro de todas as entrevistas.
Por: Suellen Emerick