Venda de veículos automotores apresenta alta de 16,4% em 2024

No acumulado do ano, foram vendidas 3,89 milhões de unidades

Setor aquecido

No período entre os meses de janeiro e outubro deste ano, as vendas de veículos automotores no Brasil totalizaram 3,89 milhões de unidades.

No total, esse número representa um aumento de 16,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Somente no mês de outubro, foram comercializadas 452,8 mil unidades, o que corresponde a um aumento de 9,6% em comparação a setembro.

Os números foram divulgados na tarde desta quinta-feira, dia 7, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Trocando carro por moto

O levantamento considera as vendas de automóveis, veículos comerciais, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários.

O setor de automóveis comerciais leves foi o responsável por vender 1,9 milhão de unidades entre os meses de janeiro e outubro deste ano, representando uma alta de 14,7% sobre o mesmo período em 2023.

No mês de outubro deste ano, foram vendidas 249.896 unidades, 12% acima do total registrado no mês de setembro e 20% a mais que em outubro do ano anterior.

“A oferta de crédito continua impulsionando os automóveis e comerciais leves, com taxa de aprovação das propostas em 75%. A alta acumulada nos licenciamentos é semelhante à nossa projeção anual, de [elevação de] 15%”, destacou o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior.

Tendo a motocicleta como uma alternativa de baixo custo e também os serviços de entrega, são fatores que continuam sendo responsáveis pelo movimento do todo o segmento.

“Os serviços de entrega e a procura da motocicleta como alternativa de baixo custo para o transporte continuam movimentando o segmento. Muitas famílias vêm trocando o segundo carro pela moto. Com isso, o setor deve terminar o ano com vendas de 1,9 milhão de unidades”, ressaltou Andreta.

Venda de motocicletas

No segmento de motocicletas, as vendas também apresentaram alta em 2024. De janeiro até agora, foram comercializadas 1,57 milhão de unidades, 19,6% a mais do que o registrado no mesmo período do ano anterior.

Somente em outubro deste ano foram vendidas 166.722 unidades, um número 21,1% acima do mesmo mês em 2023 e 6,4% superior a setembro de 2024.

Já o segmento de automóveis e comerciais leves eletrificados totalizaram, no acumulado deste ano, vendas de 138.612 unidades, um salto de 106,6% sobre o mesmo período de 2023.

Foto: KM Motos/Reprodução
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.